FURG lança projeto para auxiliar comercialização do pescado

A FURG, através do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social Nudese, lançou na tarde desta quarta-feira, 20, o projeto Incubação da Rede de Comercialização de Pescado da Região Sul do Rio Grande do Sul. Desenvolvido pelo Nudese e financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República Seap, o projeto prevê apoio aos pescadores artesanais reunidos em cooperativas, para comercialização do pescado. O lançamento foi no Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar, da FURG.

O principal objetivo do projeto é fortalecer a Rede de Comercialização Solidária de Pescado, através da articulação e assessoria técnica a 15 empreendimentos localizados no entorno da Lagoa Mirim e do Estuário da Laguna dos Patos, nos municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e São José do Norte.

Durante a cerimônia de lançamento, foi assinado convênio entre a Seap e a Associação de Pescadores da Vila São Miguel de Rio Grande (Apesmi), para liberação de recursos a fim de possibilitar a construção de um entreposto junto à associação, no valor total de R$ 190 mil. Assinaram o convênio o secretário adjunto da Seap, Dirceu Lopes e o presidente da Apesmi, Rubinei Gonçalves.

O projeto foi apresentado por seu coordenador, o professor Paulo Ricardo Opuszka, da Faculdade de Direito. Duas representantes dos pescadores Cinelande Caminha pelo Fórum da Agricultura Familiar e Gilka Rodrigues pelo Território da Cidadania Zona Sul falaram em nome da categoria, lembrando a necessidade dos pescadores de apoio para levar o produto de seu trabalho até os consumidores e sobreviver da pesca.

O secretário municipal da Pesca, Jandir Martins, assim como a pró-reitora de Extensão da FURG Darlene Pereira, lembraram os vários anos de luta em favor dos pescadores de toda a região, para que pudessem se organizar e ter melhores condições de trabalho e renda. Já o presidente da Associação de Municípios da Região Sul, José Nunes de Almeida, ressaltou as políticas públicas implantadas pelo governo Lula para atender às populações excluídas, entre elas a dos pescadores artesanais. Agradeceu e elogiou a FURG por estar presente no município do qual é prefeito São Lourenço do Sul. Segundo Nunes, a atuação da FURG para todos os municípios do entorno torna-a uma universidade modelo para todo o Brasil.

No final da cerimônia, pronunciaram-se o secretário adjunto da Seap, Dirceu Lopes, que ressaltou a parceria entre Seap e a FURG elogiando publicamente a equipe que desenvolveu o projeto; e o reitor da Universidade. João Carlos Brahm Cousin se disse muito feliz em ter pescadores na casa da Universidade, porque isto mostra que a Instituição está se abrindo e produzindo conhecimento para utilização prática das populações do entorno. Lembrou que a FURG está saindo de seus muros e das fronteiras do município do Rio Grande para atender também os municípios próximos, como Santa Vitória, São José do Norte, São Lourenço, Mostardas e Santo Antônio da Patrulha. Para Cousin, a parceria com os órgãos do governo federal, como a Seap, assim como com o Município, trarão bons frutos e resultarão em benefícios às populações mais desassistidas.

 

Subject: Arquivo