Pré-Conferência na FURG discute educação

A Pré-Conferência Municipal de Educação da FURG teve início essa manhã, 9, no Cidec-Sul, Campus Carreiros, com a apresentação da Conferência Nacional de Educação (Conae) e o relato da pré-conferência realizada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).

Rita Patta Rache, superintendente de extensão da FURG, expôs os propósitos da Conae e o papel da Universidade nas discussões. A coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Caic, Débora Soter, e a professora Neci Coelho contaram a experiência realizada com os alunos de todos os níveis de ensino da escola Cidade do Rio Grande, com a colaboração dos três representantes discentes, João Nunes da Rosa (EJA), Cristian Machado (7ª série) e Natiele Freitas (4ª série).

Após a abertura da pré-conferência, os participantes reuniram-se em pequenos grupos de debate segundo os seis eixos temáticos. As propostas elaboradas nos grupos de trabalho serão encaminhadas à Plenária, última atividade do encontro, para compor um documento final, a ser enviado à Conferência Municipal de Educação, marcada para os dias 15 e 16 de junho.

Com o tema Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, a Conae estabelece seis eixos temáticos e vários colóquios para orientar a avaliação das propostas e subsidiar as deliberações. Na pré-conferência da FURG a dinâmica da Conae foi mantida.

Os grupos de trabalho abordam os seguintes assuntos: eixo1, Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; eixo 2, Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; eixo 3, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; eixo 4, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; eixo 5, Financiamento da Educação e Controle Social; e eixo 6, Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Articulam os debates os professores Neci Coelho (Caic) no eixo 1, Alexandre Cougo (Caic) no eixo 2, Maria Renata Alonso Mota e Simone Albuquerque (IE) no eixo 3, Suzane da Rocha Vieira (IE) no eixo 4, Carlos Machado (IE) no eixo 5, e Sabrina das Neves Barreto (IE) no eixo 6.

O terceiro eixo, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, foi bastante concorrido. Simone Albuquerque deu início ao trabalho valorizando a possibilidade de contribuir com a discussão política do plano que irá orientar a educação básica nos próximos dez anos.

Nós podemos ser protagonistas. Podemos interferir, discordar e melhorar o plano. Esse é o nosso papel aqui. É o momento de contribuir, das crianças do Caic, dos alunos da pedagogia, dos professores e dos técnicos se posicionarem, explicou a professora e uma das articuladoras do grupo.

À tarde, as atividades nos grupos continuam das 14h às 16h30min, com a redação das propostas e, em seguida, das 17h às 19h acontece a Plenária, em que será concluído o documento resultante das reflexões dos participantes.

Será realizada também a eleição dos (as) delegados (as), dez entre docentes e técnicos administrativos e oito discentes, para representar a FURG na Conferência Municipal de Educação, juntamente com a Comissão Organizadora da pré-conferência, composta por André Lemes (Caic), Calorina Veloso (DCE), Leila Costa Valle (Prograd/Supaac), Elton Collares (Propesp/Supposg), Maria de Lourdes Lose (AptaFURG), Núbia Martinelli e Lúcia Helena Borges (IF/RioGrande), e Rita Patta Rache (Proexc/Supext).

Créditos: Andréia Pires, ACS/FURG

 

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