Pesquisa da EMA/FURG pode ser alternativa para Laguna

Um grupo de autoridades e produtores rurais do município catarinense de Laguna visitou nesta quinta-feira, 16, a Estação Marinha de Aquacultura Prof. Marcos Marchiori, da FURG. Localizada no balneário Cassino, a EMA/FURG desenvolve vários projetos de pesquisas sobre produção de peixes e camarões em tanques e laboratórios.

Laguna, a 110km de Florianópolis, no sul de Santa Catarina, é também uma cidade com tradição pesqueira, dada sua proximidade com vários rios da região. Com pouco mais de 50 mil habitantes, incrementou há alguns anos projetos de produção de camarão em cativeiro, mas por volta de 2005, uma doença popularmente conhecida como mancha branca atracou as fazendas de criação e reduziu a zero a produção lagunense.

A visita ao Laboratório de Peixes Marinhos buscou alternativas para viabilizar a Fazendas de Carcinicultura de Laguna. Dentre as opções, os lagunenses entendem que o cultivo de espécies de peixes marinhos pode ser mais promissor economicamente. No entanto, o produtor Alcides Fretta se disse empolgado com o que viu na EMA para produção de camarão em estufas. Levo uma ótima impressão. Já conhecia o trabalho da EMA e atuei para que a comitiva viesse justamente para que todos possam analisar. Ele acha viável que possam usar em Laguna os mesmos métodos desenvolvidos aqui, se houver apoio e transferência de tecnologia, assegurou.

Os pesquisadores da EMA demonstraram as formas de cultivo hoje utilizadas e comparações com criadouros em várias partes do mundo. O prefeito Célio Antonio disse que o principal objetivo da visita era reconhecer o trabalho da EMA e saber se a experiência ali desenvolvida poderia contribuir com a cidade que dirige, especialmente com peixes marinhos, substituindo a anterior produção de camarões da cidade. Antonio, que já foi subsecretário nacional de Aqüicultura e Pesca, esteve na Itália e Espanha conhecendo as tecnologias usadas no exterior e entende que o Brasil, em geral, está muito atrás de outros países. Laguna mantém um acordo de cooperação com Ravena (Itália) para troca de experiências.

Já o presidente da Câmara Municipal de Laguna Deyvison Souza concorda com o produtor rural Alcides, vendo nas pesquisas da EMA uma esperança de retomar o cultivo de camarão em cativeiro. Ele lembra que a carcinicultura empregava 500 pessoas diretamente e mais de 300 de forma indireta, além de provocar grande circulação de mercadorias e valores. A quebra na produção causou grande prejuízo econômico ao município catarinense.

Estiveram na EMA/FURG, além o prefeito Célio Antonio e do presidente da Câmara, o presidente da cooperativa dos criadores de camarão Marcelo Bongiollo; os engenheiros agrônomos Fabrício Neves da Silva e Rogério Alano Vieira; os produtores rurais Alcides José Fretta e Danilo de Castro Faria, os secretários municipais José Paulo Ramos e Obadias Barreiros e o procurador geral Rodrigo de Moraes.

 

Subject: Arquivo