Acadêmicos de Arquivologia entregam doações a creche

Foram entregues na noite de quarta-feira, 15, mais de 100 quilos de alimentos não-perecíveis à Creche Doe Amor, localizada no bairro São Miguel. A doação foi feita pelos estudantes do curso de Arquivologia da FURG, dentro da promoção Trote Solidário, realizada durante a primeira semana de aulas na Universidade. A entrega ocorreu no Centro de Convivência do Campus Carreiros da FURG, ao casal diretor da creche, Ronaldo e Arlete Monteiro da Silva.

A iniciativa dos estudantes da primeira turma de Arquivologia (que começaram o curso em agosto de 2008) teve objetivos de entrosar os acadêmicos da primeira e da segunda turma (março 2009), evitar trotes violentos e praticar a solidariedade auxiliando uma entidade carente. Segundo os acadêmicos Wagner Rodrigues Silva e Eduardo Xavier, é intenção manter a recepção solidária no curso, evitando trotes violentos ou constrangedores. As duas turmas pensam também em ampliar a atividade, potencializando e diversificando as ações.

Para chegar a uma quantidade significativa de doações, a primeira turma entregou aos calouros uma caixa de arquivo exigindo que levassem ali, todos os dias durante uma semana, pelo menos um quilo de alimentos. No último dia, foram doados doces para as crianças e também os estudantes da primeira turma contribuíram, levando leite e outros produtos, que se juntaram às dezenas de quilos de feijão, arroz, macarrão, bolachas e açúcar.

CRECHE A Creche Doe Amor fica na rua Rodrigo Duarte 536, bairro São Miguel. Existe desde 2002, quando o casal Ronaldo e Arlete cuidava de 13 crianças da vizinhança. Com a proibição, por parte da Justiça, de que as famílias que trabalhavam no lixão da cidade levassem seus filhos ao local, cerca de 60 crianças foram encaminhadas para a casa do casal, desta forma transformada efetivamente em creche, com a ajuda de entidades e da comunidade em geral. Ronaldo e Arlete contam que só a ajuda da população mantêm as atividades, que agora estão sendo ampliadas com o Lar Maria Tereza, que vai cuidar de 20 meninas. Na creche, hoje estão 48 crianças de 0 a 6 anos, sendo atendidas todos os dias da semana.

Ronaldo e Arlete, que chegaram a trazer modelos de creche de São Paulo, onde moram os filhos do casal, com a ampliação da creche e o Lar Maria Tereza chegarão até a 80 crianças cuidadas. Eles dizem que ajuda como a dos estudantes da FURG chega em boa hora. Na quarta-feira, havia acabado o estoque de leite da creche. Mas Deus sempre nos provê, diz ele, confiante em que a solidariedade vai continuar.

 

Subject: Arquivo