Produção de biodiesel é um dos destaques da FURG na Festa do Mar

O potencial de espécies oleaginosas do Rio Grande do Sul na produção do biodiesel é um dos temas em exposição no estande da FURG na 12ª Festa do Mar. Entre as diferentes espécies disponíveis para o conhecimento do público, o estande traz duas inovações, de acordo com as mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental, Carolina Vieira Viegas e Jaqueline Kautz: as pesquisas com microalgas e com tungue, uma espécie de pinhão, de clima frio, originário da Ásia e que pode ser cultivado na região Sul do Brasil.

O público também pode conferir os experimentos do projeto Biosul, executado pela FURG, de produção de biodiesel a partir da mamona. O projeto envolve agricultores familiares da região e prevê a produção de biodiesel de mamona em grande escala. A planta do projeto, localizada no Campus Carreiros, terá capacidade de gerar 200 litros do biocombustível.

SAIBA MAIS: Por enquanto, a utilização do biodiesel como combustível automotivo é realizada pela adição do produto no diesel comum. Os experimentos atualmente trabalham com a adição de 3% de biocombustível no diesel. Até o ano de 2013, a porcentagem permitida será aumentada para 8%.

LEGENDA: Oleaginosas chamam a atenção do público de pouca idade

Créditos: Tammie Faria, ACS/FURG

 

Subject: Arquivo