FURG na Festa do Mar: Projetos mostram pesquisas de clima e energia das ondas

Entre os projetos apresentados pela FURG na 12ª Festa do Mar, dois chamam a atenção pela importância e atualidade dos temas. São dois projetos de pesquisa sobre geração de energia elétrica através das ondas do mar e sobre meteorologia e mudanças climáticas.

O Núcleo de Física Ambiental, que faz parte do Centro de Ciências Computacionais C3, apresenta no estande da FURG banners e um banco de dados desenvolvido pela equipe coordenada pela professora Nísia Krusche, com estudos probabilísticos de clima entre os anos 2000 e 2100. Entre os integrantes da equipe, o bolsista Leonardo Mello, do 3º ano de Engenharia de Computação, explica que o público tem mostrado interesse pelo projeto, embora não dê pra competir com robôs e aviões, brinca, referindo-se a outros dois projetos mostrados pela FURG no estante da Festa do Mar.

O banco de dados também mostra o aumento nas temperaturas entre 1940 e 1944, prevê mudanças futuras no clima e apresenta dados sobre o efeito estufa e a variabilidade climática e de precipitação (chuva).

ONDAS O Projeto Eondas está apresentando um protótipo construído pelos estudantes, que pode gerar energia através das ondas. Trata-se de parte de um estudo bem maior e que reúne várias instituições, dentro da busca por energias alternativas.

O protótipo feito de material de sucata não é mostrado em funcionamento em razão do pouco espaço, uma vez que só pode funcionar dentro de um grande tanque com água. Mas serve, conforme a acadêmica de Engenharia Mecânica Josiara Novôa, para mostrar ao público o potencial energético das ondas e a possibilidade de sua conversão em energia elétrica.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório Termofluídico, orientado pelos professores Luis Rocha e Cláudio Olinto, enquanto o Projeto Eondas conta com grande equipe de pesquisadores de várias áreas.

Créditos fotos: Rosane Leite, ACS/FURG

 

Subject: Arquivo