FURG participa da operação Oceano Sul-IV

Instituições científicas dos Estados Unidos da América (AOML e NOAA), do Brasil (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo-IOUSP e Universidade Federal do Rio Grande-FURG), juntamente com o Serviço de Hidrografia Naval do Ministério da Defesa (SNH) da República da Argentina, colaboram com a operação Oceano Sul-IV, que tem como missão principal contribuir para produção de informações ambientais (oceanográficas e meteorológicas), a fim de apoiar o planejamento das operações navais, em situação de verão/outono.

Para a operação, o Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, adquirido recentemente pela Marinha do Brasil, atraca no Porto Novo do Rio Grande dia 14, às 9 horas. A saída está prevista para a terça-feira, 17. O prof. Osmar Möller explica que a participação da FURG na Oceano Sul-IVocorre por meio de vagas oferecidas pela Marinha para acadêmicos.

Nessa primeira etapa, de seis a sete estudantes de graduação serão embarcados. Eles aprenderão na prática o que é feito num cruzeiro oceanográfico e coletarão dados para várias pesquisas da Marinha, utilizando perfilador de salinidade e temperatura em relação à profundidade CTD e perfilador de correntes por método acústico - ADCP, entre outros equipamentos. Posteriormente, os dados serão disponibilizados à comunidade científica. O retorno a Rio Grande deve ocorrer no dia 26.

No dia 29, um novo grupo de sete estudantes embarca para outra etapa, com desembarque previsto entre os dias 8 e 9 de abril em Itajaí/SC. A terceira saída será também no mês de abril em Itajaí e a Marinha disponibilizou quatro vagas para os estudantes da FURG.

O navio

Medindo 65,7 metros de comprimento e deslocando até 1.716 toneladas, o mais novo laboratório brasileiro em alto-mar foi adquirido pela Marinha do Brasil por meio de um convênio firmado em 2006 entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tendo a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) como interveniente.

O NHo Cruzeiro do Sul concretiza o projeto do Laboratório Nacional Embarcado (LNE), que tem como propósito dotar o Brasil com mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, bem como o embarque de pesquisadores, e treinamento de professores e alunos de forma sistemática e contínua. Para isso, o navio conta com estação meteorológica automática, ecobatímetro monofeixe para pesquisa em grandes profundidades, instrumentos para estudo de correntes oceânicas e termossalinógrafo, que mede a temperatura e a salinidade da água do mar na superfície.

 

Subject: Arquivo