Professora da FURG participa de estudo divulgado pela Revista Nature

A Prof. Daniela Kalikoski integrou a equipe de pesquisadores que investigou a adesão dos países ao Código de Conduta para a Pesca Responsável, acordo proposto pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise apontou que os 53 países mais ativos no ramo pesqueiro, que assumiram o compromisso de cumprir as diretrizes do documento, não atingem os objetivos propostos, ou seja, não administram sustentavelmente a pesca.

A edição de 5 de fevereiro da Revista Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas no mundo, divulgou no artigo "Not honouring the code" os resultados da pesquisa. O estudo desenvolvido por Kalikoski (FURG), Tony Pitcher, Ganapathiraju Pramod (ambos da University of British Columbia, Canadá) e Katherine Short (WWF Internacional), com o apoio da ONG WWF repercutiu na imprensa mundial. Guardian online, Le Monde, Time Magazine, e no país, Folha de São Paulo e Estadão, entre outros, comentaram as conclusões alarmantes da pesquisa.

Em uma escala de 0 a 10, elaborada a partir do artigo 7° do Código, todos os países obtiveram nota inferior a 6,0. As primeiras posições são ocupadas por Noruega, Estados Unidos e Canadá e a Coréia do Norte registra o pior desempenho.

O Brasil recebeu nota 3,3 na classificação e, apesar de a indústria pesqueira nacional apresentar experiências pontuais bem sucedidas, o país está longe de uma situação boa, aquém do que deveria ser, avalia a pesquisadora. Para Kalikoski, uma solução viável para a reorganização da pesca seria a gestão compartilhada dos recursos, incluindo principalmente a participação ativa do pescador.

O artigo está disponível em:

http://www.nature.com/nature/journal/v457/n7230/full/457658a.html

 

Subject: Arquivo