Aves chegam debilitadas ao CRAM/FURG

Um fato inédito movimenta o Centro de Recuperação de Animais Marinhos que integra o Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Um grupo de cinco aves da espécie Rynchops niger (popularmente conhecida como Talha-mar) foi encaminhada na terça-feira, 20, pela organização do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental-Nema ao CRAM para receberem tratamento adequado.

O bando foi imediatamente hidratado, alimentado e submetido a exames de sangue a fim de se recuperar e ser liberto. Um telefonema na manhã desta quarta-feira, 21, anunciou o aparecimento de mais uma talha-mar, recolhida ao CRAM até o meio dia. Nesta quinta-feira, 22, outra ave chegou ao CRAM.

A maioria delas foi encontrada no Cassino. Duas morreram. Não há previsão de quando as aves estarão aptas à liberação, nem informações sobre o que teria motivado o aparecimento de um grupo debilitado de aves dessa espécie. O médico veterinário Rodolfo da Silva acredita que o fato possa estar relacionado à alimentação do grupo, provavelmente uma intoxicação.

Colaboração: Yéssica Lopes da Silva

 

Subject: Arquivo