Fernando Haddad fala no Bom Dia Ministro sobre a expansão do ensino público em 2009

Nesta quinta-feira (8/01), o Ministro da Educação, Fernando Haddad, participa do programa Bom Dia Ministro e responde questões relacionadas à expansão do ensino médio e superior no Brasil. Entram também na pauta do programa as soluções apresentadas pelas instituições de ensino para atender às demandas de áreas que precisam de atenção especial, como a formação de professores. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo, via satélite pelo mesmo canal da Voz do Brasil e pela NBR TV, das 8h às 9h.

No dia 29 de dezembro de 2008, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou projeto de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no País. Os institutos, presentes em todos os estados brasileiros, integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e serão criados a partir da rede federal de educação profissional existente (cefets, agrotécnicas e escolas vinculadas a universidades). Os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão expandidas de 215 mil para 500 mil.

O objetivo é aumentar o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia. Os institutos vão oferecer metade de suas vagas ao ensino médio integrado ao profissional, dando ao jovem uma possibilidade de formação já nesta etapa do ensino. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). Outros 20% serão reservados para licenciaturas em ciências da natureza, pois o Brasil apresenta grande déficit de professores de física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

Universidades Federais

As 53 universidades federais apresentam inovações acadêmicas em 2009, resultantes de um ano e meio de investimentos do Ministério da Educação (MEC) na reestruturação e expansão da rede. De 2007 a 2008, o conjunto das universidades federais recebeu R$ 409 milhões por meio do Reuni, programa de apoio às instituições (2007-2011), com investimentos de R$ 2,4 bilhões.

Vinte e seis planos de trabalho apresentados pelas universidades trazem mudanças acadêmicas importantes. Entre as novidades, estão os bacharelados em ciência e tecnologia. Cerca de 10 mil professores e servidores serão contratados para dar sustentação à expansão e melhoria da qualidade dos cursos superiores públicos.

Participam do Bom Dia Ministro, com perguntas ao vivo, as rádios Manchester AM (Anápolis/GO), BandNews (Salvador/BA), Roquete Pinto (Rio de Janeiro/RJ), Guaíba (Porto Alegre/RS), Jornal de Garanhuns (Garanhuns/PE), Boa Nova (Guarulhos/SP), Inconfidência (Belo Horizonte/MG), BandNews FM (Brasília/DF), Globo (Natal/RN), Aliança (Concórdia/SC), Universidade Católica de Petrópolis (Petrópolis/RJ), Itatiaia Ouro Preto (Ouro Preto/MG), Amazonas AM (Manaus/AM) América AM (Vitória/ES) Clube (Belém/PA).

O sinal de transmissão é disponibilizado para todas as emissoras do País, pelo mesmo canal da Voz do Brasil e pela NBR TV, das 8h às 9h.

O áudio da entrevista é disponibilizado no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República www.imprensa.planalto.gov.br .

 

Subject: Arquivo