Estação Marinha de Aquacultura recebe R$ 2,5 mi para projeto

Iniciativa prevê revitalização da estrutura física e cursos gratuitos para a comunidade

Mil e trezentos pescadores, produtores rurais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Zona Sul e demais regiões do país serão beneficiados com a oferta gratuita de cursos de capacitação pela Estação Marinha de Aquaculura-EMA da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca-SEAP, vinculada à presidência da República, o projeto Desenvolvimento da carcinocultura (cultivo de camarão) e piscicultura marinha no extremo sul do Brasil prevê o desenvolvimento de técnicas reprodutivas, larvicultura, e engorda de espécies marinhas e estuarinas.

Já foram liberados R$ 2,5 milhões para o período inicial das atividades, que além dos cursos de capacitação, preveem o custeio de bolsas para os estudantes envolvidos no projeto, aquisição de novos equipamentos e a ampliação da estrutura da EMA. A construção de um anfiteatro para a realização dos cursos e ampliação dos laboratórios permitirá o desenvolvimento e divulgação de técnicas para o cultivo de camarão em sistemas tradicionais e em sistemas alternativos e de peixes nativos da costa brasileira, como o linguado e o bijupirá. Este último está recebendo especial atenção por parte dos pesquisadores da FURG, já que apresenta crescimento de até 5 kg em um ano.

As obras devem iniciar ainda em janeiro, com duração prevista de oito meses. Os dois anos e quatro meses restantes serão dedicados aos cursos. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Luis Poersch e Prof. Dr. Marcelo Tesser, que ainda contam com a colaboração do Prof. Dr. Luis André Sampaio e Prof. Dr. Wilson Wasielesky.

O público alvo do projeto são pesquisadores, como professores e estudantes de instituições de ensino superior, e pescadores, vinculados a colônias de pesca e Pastoral da Pesca, além de cooperativas de produtores rurais.

Números

Pesquisadores e estudantes: público direto 100 pessoas, indireto 300 pessoas

Pescadores e produtores rurais: público direto 300 pessoas e indireto 600 pessoas

Cursos

Pesquisadores e estudantes:

- Cultivo de camarão em sistemas tradicionais e sistemas alternativos

- Cultivo de peixes marinhos (reprodução, alevinagem e engorda)

Pescadores e produtores rurais:

- Capacitação em piscicultura marinha e estuarina

- Capacitação em carcinocultura marinha

 

Subject: Arquivo