Navio da FURG auxilia trabalhos de resgate em Santa Catarina

O navio oceanográfico Atlântico Sul, da FURG, participou dos trabalhos de resgate da população da cidade de Itajaí, Santa Catarina, atingida por chuva e deslizamentos de terra. No dia 21 de novembro, por volta de 22h, o Atlântico Sul entrou em Itajaí, atracando no cais do Centro de Pesquisas e Extensão Pesqueira CPEP do Ibama, procurando abrigo devido ao mau tempo. Já não era mais possível seguir viagem para mapeamento do estoque de sardinha, que havia começado na saída de Rio Grande dia 31 de outubro.

A viagem de pesquisas faz parte do projeto de mapeamentos dos cardumes de sardinha desde Cabo Frio até Cabo de Santa Marta, no estado catarinense. A bordo, encontravam-se 20 pessoas, entre tripulantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade de São Paulo - USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e da Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Conforme conta o professor Lauro Madureira, do Instituto de Oceanografia da FURG, logo após o Atlântico Sul chegar na barra de Itajaí, a entrada e saída de embarcações foi impedida pela praticagem. No domingo, 23, a situação já era crítica, com a cheia dos rios da região e sucessivos deslizamentos de encostas.

Na segunda-feira de manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina solicitou ajuda, especialmente de botes de pequeno porte, que possuíssem motor de popa. Neste momento, os pesquisadores contataram o coordenador da frota da FURG, Pedro Ávila, solicitando autorização para usar os equipamentos da Universidade no resgate de pessoas. Começou então a ação para auxiliar no intenso trabalho que as equipes de socorro mantiveram por vários dias, visando diminuir os problemas das comunidades catarinenses.

Na tarde de segunda-feira, pessoal e equipamentos do Atlântico Sul, com os botes pequenos mantidos no navio, participaram do resgate de vítimas nas proximidades da área central de Itajaí. Auxiliaram na remoção de pessoas trancadas em edifícios, transportando-as para locais seguros. O número salvamentos ficou entre 20 e 30 pessoas.

O comandante do Atlântico Sul atendeu ainda por três vezes a solicitação do hospital de Itajaí para fornecimento de óleo diesel para os geradores do hospital Marieta Konder mais ou menos 600 litros. Posteriormente, quando retornou ao mar para continuar a viagem de pesquisas, o navio da FURG deixou em Itajaí um bote com motor de popa, por mais quatro dias à disposição do CPEP Ibama para resgates em geral.

 

Subject: Arquivo