FURG sediará Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

O Programa de Formação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) aprovou a Universidade Federal do Rio Grande-FURG como sede de um entre os oito Institutos que serão criados no Rio Grande do Sul. É o INCT de Toxicologia Aquática, coordenado pelo Prof. Adalto Bianchini, da FURG.

O INCT de Toxicologia Aquática será o único sediado no interior do Rio Grande do Sul. Os demais terão sede em Porto Alegre. Além de atuar como sede de um INCT, a FURG participa diretamente em outros três projetos de criação de INCTs no país: Mudanças Climáticas, Criosfera e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono, que terão sedes no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (São José dos Campos-SP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, respectivamente.

Os projetos foram contemplados no Edital 15/2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e concorreram com um total de 261 inscritos, ficando entre os 101 aprovados. O montante total de recursos solicitados ao Programa para a realização dos projetos era de R$1,5 bilhão. Desses, apenas R$ 520 milhões serão liberados.

A Comissão de Avaliação analisou e recomendou as propostas, que foram ratificadas pela Diretoria Executiva do CNPq e aprovadas pelo Comitê de Coordenação do Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, dentro dos recursos disponíveis para financiamento.

Presente no lançamento oficial dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e divulgação dos projetos aprovados, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da FURG, Prof. Dr. Luiz Eduardo Maia Nery, repassou as informações por telefone nesta quinta-feira, 27, direto da sede do CNPq em Brasília.

 

Subject: Arquivo