HU deve atender mais de 400 pessoas no próximo sábado

Campanha contra o câncer de pele tem diferencial pela parceria com hospital da FURG

Mais de 400 pessoas poderão ser atendidas em Rio Grande no próximo sábado, 8, durante a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A promoção é da Sociedade Brasileira de Dermatologia, coordenada na cidade pela médica dermatologista Marina Valério, com parceria do Hospital Universitário HU, da FURG. O atendimento terá início às 7h, no HU.

Conforme o médico patologista Obirajara Rodrigues, a campanha acontece em todo o Brasil, mas no município tem um diferencial importante, graças à parceria com o HU. Nas demais cidades, as pessoas são examinadas e orientadas relativamente à prevenção do câncer de pele. Em Rio Grande, a logística oferecida pelo HU permite não só exame e orientação para quem apresenta lesões de pele, mas o agendamento e até a realização de cirurgias no mesmo dia.

Em 2007, foram atendidas na campanha 443 pessoas, sendo 98 encaminhadas para cirurgia. Destas, 60% já possuíam câncer e as demais apresentavam lesões pré-malignas. A previsão para este ano é que no mesmo dia da campanha sejam realizadas 40 cirurgias. Os pacientes que apresentarem lesões, cuja cirurgia não puder acontecer no sábado, terão o procedimento agendado.

Estarão atuando na campanha aproximadamente 80 pessoas 14 médicos dermatologistas, quatro cirurgiões, enfermeiros, médicos de outras especialidades, professores e estudantes. Antes das consultas, será proferida palestra sobre prevenção e orientações. Ao final da campanha, um grupo de teatro de Porto Alegre fará uma apresentação tendo por tema a prevenção ao câncer de pele.

DADOS PREOCUPANTES - A atuação do patologista, explica o professor Obirajara, além dos exames de lesões, continua após a campanha para efetuar pesquisas a partir dos dados apresentados. Rio Grande é uma das cidades com maior índice de incidência de câncer de pele no Estado, principalmente pelo grande número de trabalhadores que atuam em condições propícias ao aparecimento desta doença em especial, pescadores, agricultores e marítimo-portuários.

 

Subject: Arquivo