FURG promove oficinas de teatro interativo

A oficina de teatro interativo do 1º Geribanda é a primeira entre as que o Grupo Chá de Alecrim da Universidade Federal do Rio Grande-FURG pretende realizar. A intenção é desenvolver essa forma de teatro na comunidade e promover mais duas oficinas até o final do ano na Instituição, além de um curso de formação de 40 horas no período de retorno às aulas em 2009.

A atriz Carolina Peralta Flores explica que o retorno que o grupo recebe da comunidade com a proposta de oficinas é bastante positiva. O público participante se identifica com os personagens, completa. Para ela, as abordagens teatrais permitem novas formas de ação dentro dos temas discutidos. O teatro interativo ou teatro do oprimido funciona como um ensaio para a vida, em que o público é convidado a participar da história e auxilia os personagens a solucionar os problemas. Isso devolve o teatro ao povo, pois qualquer um pode ser o ator, conta.

Flores ressalta que para levar um tema à discussão no teatro interativo é necessária muita pesquisa, para contemplar todos os argumentos envolvidos, e uma das vantagens é que a possibilidade de ação é permanente, pois as soluções trabalhadas podem ser aproveitadas em outros momentos na vida real.

Interessados em participar das oficinas podem entrar em contato com o grupo Chá de Alecrim pelo e-mail chadealecrim@gmail.com.

 

Subject: Arquivo