Mesa-redonda debate a ética na pesquisa

O Seminário de Pós-Graduação recebeu estudantes, professores e pesquisadores no Cidec-Sul, na manhã desta sexta-feira. O palestrante José Roque Junges é doutor em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma e professor de Bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

É coordenador desde 2003 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unisinos; líder do grupo de pesquisa CNPq "Bioética e Saúde Coletiva"; editor associado da Revista Brasileira de Bioética (RBB), membro do comitê de ética da atual direção (2007-2009) da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); vice-presidente (2006-2007 e 2008-2009) da Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI) e membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM).

Junges destacou em sua palestra, que também foi assistida por membros da comunidade interessados no tema do uso de animais na pesquisa, começou o seminário lembrando a questão do patrocínio de pesquisas por empresas, ressaltando em especial as discussões em universidades públicas. Disse que a verdade do cientista está sempre dentro de um paradigma e que não basta ter boa intenção na sua pesquisa, porque após a conclusão, o seu estudo poderá ser usado para inúmeras outras que não o seu objetivo inicial. Citou como exemplo a pesquisa sobre a energia atômica, que foi desviada de sua função inicial e acabou servindo para objetivos militares.

Junges apresentou também para discussão as questões de transdisciplinariedade e os paradigmas que se envolve o pesquisador, apontando as diferenças entre pesquisa exploratória e de intervenção; pesquisa quantitativa e qualitativa e metodologia e análise ética.

 

Subject: Arquivo