Petrobras investe 500 milhões de dólares em universidades brasileiras

Primeiro palestrante da 7ª Mostra Universitária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, o engenheiro de petróleo sênior do Centro de Pesquisa da Petrobras, Henrique Augusto Cruz Santos, apresenta as principais ações e os números da empresa no setor de Ciência e Tecnologia. Para 2008, o orçamento da Petrobras para investimentos em universidades brasileiras é de 500 milhões de dólares. A soma representa apenas 0,5% do faturamento anual, quantia que, de acordo com a Lei do Petróleo em vigor desde 1998, deve ser repasssada ao meio acadêmico pelos campos que pagam participação especial.

Ele lembra que desde a criação, em 1953, a Petrobras aposta na integração com o meio acadêmico não só na área de pesquisa, mas também na área de formação de recursos humanos, com a participação de funcionários em cursos de Mestrado e Doutorado e a utilização de professores universitários em cursos promovidos na empresa.

O engenheiro destaca que essa integração varia conforme a necessidade da Petrobras e a capacitação da universidade. O investimento sempre foi grande e contínuo. A partir de 1998 cresceu e a previsão é de que aumente ainda mais, com o aumento do preço do petróleo e da produção brasileira, observa.

A verba, de acordo com Santos, é utilizada em ações de infra-estrutura, reformas e melhorias, recursos humanos e projetos de pesquisa e desenvolvimento. Preocupada com a qualificação do pessoal de nível médio, a Petrobras pretende investir também nos Centros Federais de Educação Tecnológica-Cefets para formação de mão de obra qualificada, principalmente em química, manutenção e mecânica, capaz de atender à demanda crescente no país com a descoberta do pré-sal.

Outra ação da Petrobras proveniente dessa verba é o Prêmio Petrobras de Tecnologia que distribui R$ 1 milhão em prêmios para estudantes e professores em 9 temas de pesquisa. Interessados em concorrer podem obter mais informações no site www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

Para uma platéia composta por estudantes universitários e de ensino médio, Santos falou sobre A história do relacionamento da Petrobrás com a comunidade de Ciência e Tecnologia, em palestra durante a tarde desta quarta-feira, 22, na asa direita do Cidec-Sul do Campus Carreiros.

 

Subject: Arquivo