Mercado de Desenho e Animação cresce no país

Integrante do Grupo de Estudos em Animação-GEA da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Wagner Passos, da Vagão do humor, revela que o desenho e animação brasileiros são reconhecidos no mundo inteiro pela criatividade e qualidade. Mesmo o país tendo iniciado tarde a expansão de mercado nesse setor. Para um público formado essencialmente por jovens em oficina do 1º Geribanda da FURg ele apresenta dicas sobre como atuar no mercado e ser remunerado de acordo com o trabalho desenvolvido. O primeiro aspecto é a identidade. O desenhista deve se aceitar como tal para que o processo de profissionalização seja natural. Depois, deve existir a quebra de preconceitos junto à sociedade de que o desenho é coisa de criança. Para isso, o desenhista deve investir em pesquisa, leitura e mostrar que é profissional, explica. Passos destaca que o desenhista deve buscar conhecimentos básicos na área de contabilidade, administração e direito para conseguir se organizar no mercado. O trabalho autoral para o cinema e a publicidade são algumas das possibilidades de atuação. É um caminho viável, desde que a pessoa se dedique. Há desenhistas de Porto Alegre que produzem a série do SuperMan e do Batman nos Estados Unidos, mas investiram no conhecimento do inglês, em viagens ao exterior e participação em feiras internacionais, exemplifica. Entre as diferenças nos trabalhos de brasileiros e estrangeiros ele aponta a criatividade como principal diferencial. O desenhista brasileiro faz de tudo um pouco, adquire com isso mais experiência e mostra algo diferente lá fora, diz.

Ele destaca que o desenvolvimento da indústria de animação nos Estados Unidos e Europa iniciou na década de 1930. No Brasil, poderia ter sido impulsionado nas décadas de 60, 70 e 80, mas só na atualidade está o desenvolvimento está sendo retomado.

Dia Internacional da Animação

Para comemorar o Dia Internacional da Animação em 28 de outubro, o GEA exibe coletânea de vídeos no Centro de Convivência do Campus Carreiros, a partir das 18h. A comunidade pode prestigiar de forma gratuita filmes infantis, nacionais, internacionais e do próprio GEA. A data marca a primeira exibição pública de filme de animação ocorrida em 1892 na França. A iniciativa no Brasil é da ABCA-Associação Brasileira de Cinema e Animação. Rio Grande participa pelo segundo ano consecutivo das atividades festivas.

 

Subject: Arquivo