FURG apóia titulação de médico

A Universidade Federal do Rio Grande-FURG, através da Pró-Reitoria de Graduação, definiu por apoiar que os egressos do curso de Medicina detenham o título de médicos. O Ministério da Educação - MEC tem definido os formandos neste curso como "bacharéis em Medicina" e duas universidades gaúchas utilizam nos diplomas essa denominação.

O assunto foi tratado na FURG a partir de ofício recebido do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul Cremers, solicitando o posicionamento da Instituição quanto à questão. A Pró-Reitoria de Graduação solicitou posicionamento da Comissão de Curso de Medicina, que debateu o assunto em reunião. Os membros da ComCur conheceram o Parecer da Consultoria Jurídica do Cremers, segundo o qual as Resoluções do Conselho Nacional de Educação que instituem as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação não deixam dúvidas de que o correto é a denominação de médico, ao profissional que passa seis anos, no mínimo, cursando Medicina. Além disso, o parecer assegura que a atribuição de "bacharel em Medicina" nos diplomas constituiria discriminação arbitrária entre profissionais com igual qualificação. A partir do parecer jurídico do Cremers, da realidade dos dois cursos diferenciados no Estado numa situação que pode reverter-se em pouco tempo e resgatando posicionamento firmado anteriormente, a ComCur definiu-se pela contrariedade da conferência do grau de bacharel em Medicina, adotando o mesmo entendimento do Cremers.

Dessa forma, a Pró-Reitoria de Graduação da FURG manifesta-se em acordo com a decisão da Comissão do Curso de Medicina, "no sentido de que o formado em Medicina detenha o título de médico" e segue acompanhando as discussões nacionais em relação a esse e a outros cursos.

 

Subject: Arquivo