Cientista de renome internacional profere palestra na FURG

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - FURG (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) traz ao Rio Grande um dos mais importantes cientistas do Brasil e do exterior, o Prof. Dr. Ivan Izquierdo. Ele é o palestrante convidado para a Aula Inaugural do curso. A palestra marca também o início das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid, no dia 16 de outubro, as 14h, no Pav 4. sala 416, no Campus Carreiros..

O tema é Consolidação e Persistência da Memória. Para o Prof. Izquierdo a memória persiste além da morte. Não sei se nossa alma persiste, sei que nosso corpo não persiste, mas não tenho muita dúvida quanto à memória, portanto, creio de alguma forma na imortalidade de alguns sentimentos e idéias; talvez todas. Por algo os sentimentos dos seres humanos mudaram tão pouco através dos séculos e dos mares, diz.

O Prof. Izquierdo descobriu os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. É Médico (1961) e Doutor em Medicina (Farmacologia) (1962) pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalha sobre mecanismos da memória de maneira interdisciplinar e publicou vários livros: El Arte de Olvidar, A arte de esquecer, Questões sobre memória, Silêncio por favor, entre outras obras. Recebeu mais de 40 prêmios e distinções nacionais e internacionais. Membro de várias Academias e sociedades científicas do país e do exterior. Membro do comitê editorial de muitas revistas científicas e assessor de muitas agências de fomento do país e do exterior. Formou mais de 80 Mestres e Doutores, hoje professores em 18 universidades ou centros de pesquisa do Brasil e 7 do exterior.

 

Subject: Arquivo