Projeto da FURG é aprovado em programa do MEC/Capes-DEB

O Programa de Consolidação das Licenciaturas-Prodocência, desenvolvido em parceria pelo MEC/Capes-DEB, contempla projeto da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. O projeto A Universidade se a escola em ruas de mão dupla é voltado para a formação dos estudantes das licenciaturas e a formação continuada dos professores das escolas públicas. Ele está entre os 49 contemplados de um total de 62 projetos inscritos por universidades federais e estaduais.

É o terceiro ano que a FURG participa do Prodocência. Nos dois primeiros anos, o projeto aprovado tratava da constituição do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Docência-LEPD, inaugurado em agosto.

O novo projeto pretende realizar ações conjuntas com estudantes e professores das escolas públicas. O diferencial é atender às necessidades dos professores públicos que não podem sair da sala de aula para participar de cursos de aperfeiçoamento. Assim, serão desenvolvidas oficinas simultâneas pelos estudantes das licenciaturas da FURG com os professores e com os alunos das escolas.

O período de realização do projeto é de 18 meses (seis para planejamento e 12 para as oficinas). A verba máxima destinada aos projetos contemplados é de R$ 160 mil, com recursos financeiros da Diretoria de Educação Básica-DEB da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes e da Secretaria de Educação Superior-SESu do Ministério da Educação-MEC, mas o valor aprovado para cada um ainda não foi divulgado. Em todo Brasil, os 49 projetos envolverão cerca de 125 mil estudantes de licenciatura e 10 mil professores comprometidos com a formação inicial de professores.

Prodocência

Tem por objetivo fomentar a criação e a implementação de novas formas de organização curricular e institucional dos cursos de licenciatura das IES públicas, buscando a articulação entre as diferentes licenciaturas e a sua colaboração com as escolas de educação básica da rede pública. O Prodocência é, dentre os planos e ações da DEB da CAPES, prioridade, dado seu potencial de estímulo e transformação dos cursos de licenciatura das IES públicas do país.

 

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