Grupo de Pesquisa da FURG recebe premiação nacional

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande, representado pelas professoras Paula Regina Costa Ribeiro e Raquel Pereira Quadrado, recebeu no Rio de Janeiro o 7º Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos 2008, na categoria Produção Acadêmica. Além do grupo da FURG receberam o prêmio, o governo Lula e o governo da Paraíba, o repórter da TV Globo Sidney Rezende, a pesquisadora Denise Portinari, a escritora Nádia Nogueira e a Petrobrás, entre outros.

A entrega ocorreu no Museu da República, dia 10, e foram premiadas, em doze categorias pessoas e grupos que se destacaram no Brasil por desenvolverem trabalhos voltados para a superação do preconceito, da discriminação e da violência contra mulheres, homossexuais (gays e lésbicas), bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais (LGBTT), bem como contra todas as pessoas cujas identidades ou expressões de gênero não se enquadram nos modelos hegemônicos.

O Gese foi premiado na categoria Produção Acadêmica pela publicação dos livros, em parceria com o Ministério da Educação: Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar Caderno Pedagógico Anos Iniciais; Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar Caderno Pedagógico Anos Finais; Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências; e Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, homofobia, Aids...

As tematizações propostas nos livros corpos, gêneros e sexualidades trazem para debate dimensões do humano e dos seus modos de viver que ganharam centralidade nas sociedades ocidentais contemporâneas. Devido à grande repercussão dos trabalhos, o Gese obteve, junto ao MEC, o financiamento para reeditar e distribuir os livros para 5 mil escolas do Brasil que possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica inferior a 5.

 

Subject: Arquivo