Reitor convida Lula para receber título

Presidente agradeceu à FURG e disse "ter prazer em receber" após o mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Rio Grande, que terá prazer em receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande FURG, em 2011, após deixar a Presidência da República. Lula se disse orgulhoso de receber o título, aprovado pelo Conselho Universitário - Consun da FURG na última sexta-feira, 12.

O convite para que venha à Universidade do Rio Grande receber o título foi entregue pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, na chegada do presidente ao pólo naval, onde Lula participou do batismo da plataforma P-53, no Porto Novo. O documento entregue por Cousin continha a informação da aprovação do título pelo Consun e o convite para recebê-lo. Por sua vez, o presidente fez menção ao título de Doutor Honoris Causa em duas ocasiões: na entrevista à Imprensa e no próprio discurso durante a solenidade oficial, quando agradeceu "de coração" a concessão do título e pediu que transmitisse um abraço a todos os integrantes do Consun.

Lula disse que é gratificante ter o reconhecimento da Universidade, brincando com os trabalhadores: "vejam, que chique", disse ele, referindo-se ao título e dirigindo-se também ao reitor da FURG, que participava do ato no palco principal. "Se ainda quiserem dar o título quando não for mais presidente", disse Lula mantendo o tom brincalhão, "virei receber com o maior prazer e estarei tão orgulhoso quanto agora, que estou vendo esta plataforma". Ele diz que não gostaria de receber o título enquanto ocupa o cargo mais importante do País.

O reitor João Carlos Cousin disse estar "muito orgulhoso com o título que será conferido, pois é um reconhecimento a este grande brasileiro que tanto vem fazendo pela educação e pelo desenvolvimento do País". O reitor também ficou emocionado com o reconhecimento e gratidão externados em público pelo presidente Lula, ao título que lhe foi outorgado pela FURG.

 

Subject: Arquivo