Professora da USP encerra Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação

A primeira edição do Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação: Múltiplos Olhares sobre a Escola e suas Linguagens traz em sua última noite de palestra a Profa. PhD. Marisa Grigoletto, da Universidade de São Paulo-USP, que abordará o tema Discurso e Processos de Subjetivação em Contexto Escolar. A palestra inicia hoje às 19h30, no Anfiteatro do HU - Campus Saúde para alunos, professores e profissionais das áreas das Ciências Humanas, Sociais e afins.

A Profa. Dra. Marisa Grigoletto é docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, em particular em análise do discurso e lingüística aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira. Atua, principalmente, nos temas: constituição de identidades, língua estrangeira, análise do discurso, língua inglesa e discurso. É membro do Conselho Editorial de vários periódicos, entre eles, Trabalhos em Lingüística Aplicada (UNICAMP).

É graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André (1974), Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estudos de Pós-doutorado na França (2006).

Principais publicações da palestrante

- Língua, discurso e identidade: a língua inglesa no discurso da mídia e a constituição identitária de brasileiros. Filologia e Lingüística Portuguesa, v. 11, p. 20-32, 2007.

- Um saber sobre os sujeitos: práticas de subjetivação no discurso político-educacional sobre línguas estrangeiras. Claritas (PUCSP), 2007.

- Leituras sobre a identidade: contingência, negatividade e invenção. In: Magalhães, I.; Coracini, M.J.; Grigoletto, M.. (Org.). Práticas identitárias: língua e discurso. São Carlos: Claraluz, 2006.

- Ideologia e processos identitários: o simbólico em questão. In: Maximina M. Freire; Maria Helena Vieira Abrahão; Ana Maria F. Barcelos. (Org.). Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas/São Paulo: Pontes/ ALAB, 2005.

 

Subject: Arquivo