Luz de Alcançado resgata história da Faculdade de Medicina da FURG

Oito anos de pesquisa, entrevistas e muito trabalho resultaram no livro Luz de Alcançado, memórias de um psiquiatra navegante, lançado hoje no Espaço Cultural da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. O autor, Dr. Oswaldo Barbosa, médico psiquiatra, autografa a obra a partir das 19h.

Como a luz de alcançado, luz de popa do barco que ilumina a esteira do barco, Dr. Oswaldo procura lançar a sua luz sobre o passado, dando-lhe novos contornos e novas cores. A obra relembra os primórdios da Faculdade de Medicina do Rio Grande, destacando o papel de pessoas e instituições e da própria comunidade na constituição dessa instituição, com amplo registro fotográfico das décadas de 60 e 70. Luz de Alcançado traz o testemunho vivo do autor sobre esse importante pedaço da história da medicina e da psiquiatria na cidade do Rio Grande. Além disso, o livro traz uma visão da assistência psiquiátrica que se fazia na cidade do Rio Grande.

O autor

Oswaldo José de Paula Barbosa é médico psiquiatra, foi Professor Titular de Psiquiatria da FURG por mais de 35 anos e dirigiu o Hospital Psiquiátrico de 1965 a 1990. Realizou sua residência em psiquiatria na Universidade do Brasil, a serviço do professor José Lemes Lopes, no Rio de Janeiro. Em 1965, veio para a cidade do Rio Grande, convidado pelo então presidente da Santa Casa, Bolivar Frasão, para assumir a direção do Hospital Psiquiátrico, que precisava de uma reestruturação. Na mesma época, estava sendo organizada pelo Dr. Francisco Martins Bastos, Miguel Riet, Lavieira Laurino e Newton Azevedo, a Faculdade de Medicina do Rio Grande.

Casado com Sílvia, é pai de Júlia e de Maria da Glória. De seu primeiro matrimônio, é pai de Flávia (in memorian) e Sílvia. Dr. Oswaldo é professor aposentado, reside em Rio Grande e ainda atende pacientes da UNIMED e particulares.

 

Subject: Arquivo