Público supera expectativas no lançamento do Fórum Regional do Prominp

Mais de 800 pessoas participam do lançamento do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás-Prominp. A programação iniciou oficialmente às 9h30min, no Ciedc-Sul da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A expectativa inicial era de aproximadamente 400 pessoas.

Para o coordenador do comitê regional do fórum e gerente de Implementação de Empreendimentos de Construção Naval da Petrobras e coordenador do Fórum Regional Prominp no Rio Grande, Eng. Alexandre Lugtenburg de Garcia, o grande público reflete a capacidade de mobilização da comunidade rio-grandina e regional. Presente no evento, ele compôs a mesa de abertura junto a demais autoridades envolvidas na realização do Fórum.

Pela manhã o público conferiu palestra com o secretário executivo do Prominp e consultor de negócios da Petrobras na área de exportação e produção, Eng. José Renato Ferreira de Almeida. Ele apresentou dados gerais sobre o programa e explicou o funcionamento das ações a serem implementadas a partir do lançamento.

O Fórum representa um apoio para que profissionais e empresas estejam aptos para trabalhar na cadeia produtiva do petróleo. Um das frentes de trabalho é a capacitação profissional a partir do Plano Nacional de Formação Profissional. O outro é o desenvolvimento da indústria local e regional como fornecedora para o pólo naval, a partir da qualificação de bens e serviços e o estímulo a uma gestão empresarial consistente.

O Rio Grande do Sul é a 18ª região a contar com o Prominp, lançado nas regiões onde estão sediadas unidades da Petrobras. A próxima região é a metropolitana de Porto Alegre e outras podem ser contempladas conforme a necessidade.

Painel

A programação segue à tarde com o painel Estratégia para Arranjo Produtivo Local (APL) da construção naval, com as seguintes participações: Prefeito Janir Branco falando sobre Infra-estrutura e Logística, professores Humberto Picoli, Henrique Bernardelli e Nelson Duarte Filho, da FURG, falando sobre Oportunidades de Capacitação Tecnológica de Pessoas e Empresas, Cora Magenski, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, sobre Arranjo Produtivo Local, Luis Guilherme Menezes, gestor do Projeto Estruturante do Petróleo, Gás e Energia do Sebrae no Rio Grande do Sul, falando sobre Estratégias para Formação do APL da Construção Naval, e Luis Carlos Ayter, diretor de Educação Profissional do SENAI Rio Grande.

 

Subject: Arquivo