Oficina aborda gestão e documentação de acervos

A gestão e a documentação de acervos é tema de oficina iniciada ontem, 27, no Centro Municipal de Cultural Inah Emil Martensen, Fototeca Municipal e Pinacoteca Municipal. Durante três dias, o evento reúne aproximadamente 50 participantes, entre professores, antropólogos, arqueólogos, artistas plásticos, arquitetos e historiadores da região e estudantes das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, História e Geografia da Universidade Federal do Rio Grande-FURG e Museologia da Universidade Federal de Pelotas-UFPel e Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Em dois turnos, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, os participantes estudam temas como Museu, Museologia e Museografia, documentação e pesquisa nos museus, processamento técnico, preservação e gestão da informação, construção de bases de dados e sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações. Outros temas abordados são inventário e catalogação, construção de redes de informação e políticas de documentação: da aquisição ao descarte.

A ministrante da oficina, que termina amanhã, é a Prof. Drª. Rosana Nascimento, museóloga, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA e Doutora do Programa de Pós- Graduação em História Social da UFBA.

São promotores do evento o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Estadual de Museus / RS, Pinacoteca Municipal, Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, Fototeca Municipal e MinC / IPHAN / e Departamento de Museus e Centros Culturais. A Oficina conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Grupo de Pesquisa Núcleo de Documentação da Cultura Afro- BrasileiraATABAQUE, Programa de Pós Graduação em GeografiaFURG e Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura de Inah Emil Martensen.

 

Subject: Arquivo