Ciências Fisiológicas para o Ensino Fundamental inicia segunda-feira

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada da Universidade Federal de Rio Grande realizará no período de 21 a 25 de julho de 2008 o curso Ciências Fisiológicas para o Ensino Fundamental, destinado aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Néri, localizada na localidade do Bolaxa de Rio Grande.

A iniciativa do Departamento de Ciências Fisiológicas - DCF da FURG terá dez ministrantes, oito alunos do Posfisio da FURG e dois do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria, e 20 alunos da Escola Ana Néri.

Todas as atividades a serem desenvolvidas ocorrerão durante todo o dia no DCF. O tema Caranguejo é Peixe? será a questão motivadora do curso coordenado pelo Prof. Dr. Adalto Bianchini e os alunos almoçarão no Restaurante Universitário da FURG

Na semana do curso ocorrerão visitas a laboratórios de pesquisa do Departamento, sessões de vídeos sobre o meio ambiente, caracterização dos diversos animais que são estudados no DCF e que habitam na nossa região costeira, realização de pequenas experimentações cientificas sob a supervisão dos tutores (alunos de Pós-Graduação), visitas ao Campus Carreiros, discussões acerca de tudo que aprenderam durante o curso e a aplicação de um questionário final, a fim de avaliar o progresso obtido pelos participantes, bem como seus interesses futuros pela pesquisa científica.

Em relação ao surgimento do curso, inicialmente, foram selecionados alunos do curso de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas da FURG que tinham interesse na difusão do conhecimento científico às classes iniciais e menos privilegiadas da sociedade. Após este período, foram realizadas reuniões semanais com a participação, em algumas delas, dos alunos da UFSM que colaborarão na execução do curso, já que essa modalidade do curso acontece em Santa Maria.

Num segundo momento, foi realizada uma visita a Escola de Ensino Fundamental, a fim de verificar os interesses dos alunos em participar do curso de férias proposto, o que resultou em uma surpreendente aceitação. Os alunos foram então selecionados pela orientadora e supervisora pedagógica da escola e passarão por uma avaliação inicial através da aplicação de um questionário elaborado pelos acadêmicos, a fim de que se possa caracterizar o conhecimento e as inspirações dos alunos frente ao curso.

Segundo Bianchini, espera-se que com esta primeira edição do curso, inicie uma interação mais efetiva entre os ensinos de pós-graduação e fundamental. E, após avaliação dos resultados obtidos, uma nova edição do curso poderá ser oferecida em períodos de férias de verão e inverno.

 

Subject: Arquivo