Nova estrutura na FURG: Entregues as propostas de novas unidades acadêmicas

Encerrou nesta terça-feira, 15, o prazo para entrega de propostas de criação de novas unidades acadêmicas da FURG, dentro do processo de mudança organizacional na Instituição. Este processo vem ocorrendo há dois anos, em paralelo à discussão do novo Estatuto (aprovado em abril pelo MEC), tendo havido assembléias universitárias e plebiscitos junto à comunidade universitária e debates nas atuais unidades (departamentos e comissões de curso), que darão lugar a centros, escolas e institutos, abrigando cursos com maiores afinidades.

Na segunda-feira, 14, já havia sido recebida, via Protocolo, a proposta do setor de Letras e Artes, que irá se reunir num Instituto o ILA. Na terça, os projetos de novas unidades foram entregues pessoalmente durante todo o dia, na Reitoria, ao reitor João Carlos Cousin e ao vice-reitor Ernesto Casares Pinto.

Tanto por parte do reitor e do vice-reitor quanto por parte dos grupos, o momento de entrega dos projetos foi considerado histórico, por mostrar um momento único na Instituição, no qual toda a estrutura é mudada e a nova formação organizacional parte das próprias unidades acadêmicas. A estrutura atual da FURG já conta 30 anos. Para o reitor João Carlos Cousin, a definição da nova estrutura vai preparar com qualidade a Universidade para os grandes desafios a serem enfrentados expansão e atendimento às demandas da sociedade.

O Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis Iceac foi a primeira proposta entregue à Reitoria da FURG. A entrega aconteceu na manhã de terça-feira, através dos professores Nelson Rangel e Alexandre Quintana. Depois do Iceac, vários outros grupos efetuaram a entrega dos projetos. Foi apresentado o Instituto de Ciências Humanas e de Informação, que reunirá os cursos de História (licenciatura e bacharelado), Geografia (licenciatura e bacharelado), Arqueologia, Biblioteconomia, Arquivologia e Psicologia.

Pela nova formação, que deverá ser analisada por comissão especial e depois pelo Conselho Universitário, os cursos serão valorizados, ficando unidos aqueles que têm mais afinidade. Assim, as sete engenharias da FURG (outras três serão criadas através do Reuni) deixarão de ter ligação com vários departamentos para se reunirem em Escola de Engenharia, Escola de Química e Alimentos, Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e Centro de Ciências Computacionais (C³).

À tarde, foi a vez dos Institutos de Educação, apresentado pelos professores Méri Rosane Silva, Humberto Calloni e Eliane Meirelles Leite e que vai reunir os cursos de graduação em Pedagogia e Educação Física; de Ciências da Saúde, apresentado pela professora Lulie Susin, da Medicina. O Instituto de Oceanografia foi apresentado pelo coordenador, Fernando d´Incao e reunirá a graduação e todas as pós-graduações em oceanografia física, química, biológica e geológica. Os professores Adalto Bianchini e Cristina Zardo apresentaram o projeto do Instituto de Ciências Biológicas, que reunirá 37 docentes e 23 técnicos administrativos e os laboratórios da área; enquanto o Direito, que ainda não definiu se será Escola ou Faculdade de Direito apresentou o projeto sob critério de excepcionalidade, por ainda não possuir pós-graduação.

O último projeto apresentado foi da Escola de Enfermagem, pelas professoras Marta Borba e Adriana da Fonseca. O projeto mostra o trabalho, os cursos, a extensão, a necessidade de retorno da licenciatura na área e a justificativa por ficar em uma unidade específica.

 

Subject: Arquivo