Encerra o primeiro processo seletivo de inverno da FURG

Encerrou num clima de muita tranqüilidade no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande o primeiro vestibular de inverno da FURG. A organização recebeu elogios de candidatos, servidores e familiares. A taxa de abstenção total foi de 5,48% e a relação candidatos por vaga ficou em 4,36, nos quatro novos cursos oferecidos.

Nas primeiras provas objetivas, as médias de acertos foram as seguintes: Língua Portuguesa 7,9; Literatura Brasileira 6,6; Física 4,5; Biologia 5,4; Historia 5,5. Nas provas de Língua Portuguesa e Biologia nenhum candidato gabaritou (acertou todas as questões). Nesta quinta-feira foram realizadas as provas de Química, Geografia, Língua Estrangeira e Matemática.

Rodolpho Rocha Romani e Vanda Cristina Kaczoroski vieram do interior do Paraná para prestar vestibular na FURG para os cursos de Arqueologia e Arquivologia, respectivamente, e foram surpreendidos pela organização e atenção especial direcionada aos candidatos. Ambos conheceram a Universidade Federal do Rio Grande através da internet.

Vanda procurava um curso inovador, decidiu participar desse processo seletivo e conheceu Rio Grande, achando uma cidade pacata mas com muitos atrativos culturais. Já Rodolpho sempre quis seguir a área de Arqueologia, chegou a cursar História e pretende ser aprovado, pois gostou muito do Campus e da qualidade de ensino da Universidade.

O reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, disse que a tranqüilidade do processo seletivo já é tradição na FURG e reflete o excelente trabalho da Comissão Permanente de Vestibular. Ele disse que a Universidade vai fazer uma avaliação de todo o processo de inverno e as estruturas existentes, para decidir se mantém anualmente o concurso de inverno. A Coperve terá trabalho redobrado a partir deste ano, pois alem dos quatro cursos oferecidos agora, já no vestibular de dezembro, vai oferecer sete novos cursos. Nos próximos três anos, a FURG praticamente vai dobrar de tamanho, ampliando dos antigos 36 cursos (ate 2007) para 54, em 2010. O número de acadêmicos passará dos atuais sete mil para quase 12 mil em 2012.

 

Subject: Arquivo