Iniciado processo eleitoral para a Reitoria da FURG

Eleição para reitor acontecerá no dia 28 de agosto

Com a formação de Comissão Especial, foi dado início ao processo visando a pesquisa de opinião junto à Comunidade Universitária, com o objetivo de identificar as preferências em relação à escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande FURG, gestão 2009/2013. A consulta será feita com os três segmentos da Universidade: técnicos (ativos e inativos), docentes (ativos e inativos) e discentes, no dia 28 de agosto de 2008.

O início do processo foi definido pelo Conselho Universitário - Consun, que produziu a Resolução Nº 015/2008. Este documento dispõe sobre a pesquisa de opinião e nomeia a Comissão Especial responsável pelo processo. São titulares os integrantes da comunidade universitária: Mário Roberto Chim Figueiredo (presidente), Antenor Ferreira Moraes (vice-presidente), Flávio Luiz Costa Cruz, Altamir da Silva Souza (os quatro representantes do Consun), Samuel Garcia Farias (Aptafurg), Renê de Abreu de Barros (DCE) e Alda Farias Zaccardi (Asipfurg). Falta ainda a indicação do representante da Aprofurg.

Esta Comissão Especial já está trabalhando e divulgou, através do Comunicado 001, que as inscrições de chapas interessadas em se candidatar à pesquisa de opinião ocorrerão dias 10 e 11 de julho, na Divisão de Protocolo da FURG e serão feitas em consonância com o capítulo II da Resolução 015/2008 do Consun, disponibilizada no seguinte link: http://www.conselhos.furg.br/converte.php?arquivo=delibera/consun/01508.htm

No dia 14 de julho, haverá a divulgação das chapas inscritas e de 18 de julho a 27 de agosto será o período de campanha, para realização da pesquisa dia 28 de agosto.

QUEM PODE SER CANDIDATO poderão candidatar-se à pesquisa para Reitor e Vice-Reitor da FURG os professores integrantes da Carreira de Magistério Superior, ocupantes dos cargos de professor titular ou associado de maior nível na Instituição, ou que tenham título de doutor.

A chapa, para inscrição, deverá conter três nomes, sendo apontados, dentre eles, nesta ordem, os candidatos a Reitor e Vice-Reitor e um terceiro nome.

Os três segmentos docentes, discentes e técnicos terão voto paritário-participativo, ou seja, um terço para cada segmento. A contagem dos votos levará em conta o total de aptos a votar, por segmento, respeitando assim a proporcionalidade.

No dia 5 de setembro, haverá reunião do Colégio Eleitoral, para elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

 

Subject: Arquivo