FURG inicia hoje curso para servidores de 27 municípios

Um curso de formação básica em Geomática para Servidores dos Municípios do Rio Grande do Sul tem início na noite desta quarta-feira, 18, com recepção aos 50 técnicos de 27 municípios que participarão das aulas. Será às 19h, no auditório João Rocha, Campus Carreiros, com a presença do reitor em exercício, professor Ernesto Luiz Casares Pinto, representantes das prefeituras e os professores responsáveis pelo programa. Também será proferida uma palestra pelo professor Marcelo Vinicius de la Rocha Domingues, superintendente de Pesquisa da FURG.

Já confirmaram participação no curso as prefeituras dos municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Caçapava do Sul, Candiota, Capão do Leão, Chuí, Encruzilhada do Sul, Garruchos, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Turuçú e Uruguaiana.

Os 50 técnicos participantes são, em geral, vinculados a secretarias municipais de planejamento e gestão, engenheiros e arquitetos. Há também pessoal de nível médio, como desenhistas, fiscais, agentes administrativos. A idéia do programa é promover capacitação básica em geotecnologia para que essas prefeituras estejam em condições de assimilar os investimentos que o Ministério das Cidades pretende fazer nessa área nos próximos anos.

Conforme o professor Glauber Acunha Gonçalves (um dos responsáveis pelo curso juntamente com os professores Carlos Ronei Tagliani, Jaime Bech Nappi, César Ávila Martins e Juarenze Cardoso Neves), algumas iniciativas já foram tomadas, como o desenvolvimento de um programa de computador que funciona como um Sistema de Informações Geográficas, de distribuição livre para as prefeituras (o TerraView Geosnic) e a aquisição de imagens de alta resolução das áreas urbanas de muitos municípios.

As prefeituras que efetivarem esse sistema no âmbito de sua administração estarão compondo o Geosnic (Sistema de Informações Nacional das Cidades) e com isto terão acesso privilegiado a linhas de financiamento específicas para automação de cadastros, sistemas de cadastro multifinalitário, ou seja, ferramentas que visam aprimoramento dos sistemas de gestão das prefeituras. Esses técnicos serão multiplicadores destes conceitos.

 

Subject: Arquivo