Para Reitor da FURG, Cartagena foi marco na educação superior mundial

João Carlos Cousin participou da Conferência Regional para a Educação Superior, junto a 3.500 pessoas de 33 países

Retornando da Colômbia, onde participou da Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008) o Reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, disse que depois de 10 anos da Conferência Mundial sobre a Educação Superior, que ocorreu em Paris no ano 1998, esta conferência serviu para fazer uma avaliação sobre os avanços e problemas enfrentados pela educação superior nos diferentes países da América Latina e do Caribe, além de firmar posições sobre o papel estratégico da educação e o compromisso que devem ter os governos no que se refere aos investimentos, visando promover a inclusão social e a redução das desigualdades.

O encontro aconteceu entre os dias 4 e 6, em Cartagena de Índias, Colômbia, promovido pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe Iesalc e integrou a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre Educação Superior, que acontecerá em 2009, na capital francesa.

O Reitor da FURG integrou a comitiva brasileira já como um dos vice-presidentes da Andifes Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, cargo ao qual foi eleito no dia 29 de maio, durante reunião ordinária do Conselho Pleno da entidade. Para Cousin, a Conferência Regional apontou caminhos para o ensino superior na América Latina e Caribe, ao discutir o tema central - o desafio de fazer da educação superior um bem público, um direito social e universal. Esta visão vem ao encontro da definição exposta na Declaração da CRES 2008, de que a educação superior seja tratada como política de Estado e não de governo. Neste sentido, houve a recusa por parte da CRES 2008 à concepção da Organização Mundial do Comércio (OMC), que pretende transformar a educação superior em mercadoria.

A CRES 2008 buscou ainda validar o papel estratégico da educação superior nos processos de desenvolvimento sustentável dos países latino-americanos e caribenhos. Nos três dias de conferência, palestras e mesas-redondas promoveram um panorama da educação superior em toda a região, destacando conquistas e desafios que a América Latina e o Caribe têm pela frente para ampliar a qualidade e o acesso da população aos cursos superiores.

Foram dez os eixos-temáticos da conferência: contexto local e global; a educação superior na sociedade do conhecimento; qualidade e pertinência; diversidade e diversificação; igualdade e inclusão; integração e internacionalização; reformas da educação superior; revalidação e avaliação; governabilidade das instituições e financiamento. No último dia do encontro, 15 representantes de governos, dentre os quais vários ministros de Estado e muitos reitores da região, reiteraram a importância da educação superior para o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e a redução das desigualdades.

(Na foto, cerimônia de posse da nova diretoria da Andifes, na qual o Reitor Cousin é vice-presidente)

 

Subject: Arquivo