Sociedade Brasileira credencia Residência do HU em Ortopedia

O Serviço de Residência em Ortopedia da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário (HU-FURG) recebeu credenciamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Sbot. A confirmação chegou ao chefe do serviço, médico Flávio Hanciau, na tarde dessa quinta-feira, 19. O serviço rio-grandino é o terceiro no interior do Rio Grande do Sul a integrar o seleto grupo de credenciados pela Sociedade.

Conforme o chefe do Serviço de Residência em Ortopedia, a notícia deixou a todos médicos, enfermeiros, auxiliares, recepcionistas e diretores do HU - muito felizes, porque o credenciamento da Sbot tem parâmetros e avaliações muito rígidos, coroando esforços de toda a equipe, que atendeu os rigorosos critérios da entidade. Com o credenciamento, explica Hanciau, o serviço rio-grandino passa a ser uma referência não só para a Residência Médica da região, mas também para o curso de graduação. Ele diz que muitos estudantes e graduados de outras universidades procurarão Rio Grande para estágios e residências na área e, além disto, o credenciamento aumenta as chances dos médicos formados aqui de realizarem residência em outros países.

No ano que vem, o Serviço de Residência em Traumatologia da FURG forma a sua primeira turma, já com os rigorosos parâmetros da Sbot. É a certeza de que estamos formando bons profissionais, disse Hanciau.

SIMPÓSIO EM RIO GRANDE - Nessa semana, Rio Grande sediou o Simpósio de Regionalização de 2009, da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (SOT - RS), que contou com quatro palestrantes experientes nas áreas de coluna, ombro e cotovelo, mão e cotovelo, pé e tornozelo. O presidente da SOT RS, Fábio Dal Molin, na abertura do evento destacou a relevância de encontros como esse para a troca de conhecimentos entre ortopedistas do Estado e para a união da categoria.

Os temas do simpósio, assuntos do cotidiano da ortopedia e da traumatologia, estimularam a interação entre os participantes. Nas palestras, o Sergio Zylbersztein valorizou a precisão do diagnóstico, através do exame clínico e de exames de imagem, no tratamento de Fraturas da Coluna Tóraco-lombares. Fábio Dal Molin falou das Lesões do Manguito Rotador tratadas por videoartroscopia, utilizando a técnica de dupla fileira. Rafael Praetzel abordou as dificuldades do tratamento das Fraturas do Cotovelo, e Eduardo Ávila discutiu a importância do tratamento adequado das Lesões Ligamentares do Tornozelo.

Uma visita às dependências do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário de Rio Grande marcou o fim das atividades. O chefe do serviço do hospital, Flavio Hanciau, conduziu o grupo. Até então, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia de Rio Grande aguardava o credenciamento pela Sbot, e Dal Molin acertou ao dizer que isto aconteceria em breve. O grupo está muito bem preparado, as instalações físicas são excelentes com todas as condições para a formação de novos colegas, avaliou.

 

Subject: Arquivo