SEMINÁRIO

2° Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar reuniu comunidade acadêmica, escolar e moradores da região em São Lourenço do Sul

O evento abordou temas como políticas públicas, cooperativismo, agroecologia, agricultura quilombola, educação, pesca e turismo.

Foto: Fernando Halal/Secom

Encerrou-se na última sexta-feira, 6, o 2° Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Serdaf) promovido pela FURG São Lourenço do Sul e realizado na Associação Atlética Banco do Brasil. O Seminário é fruto do Projeto de Extensão: Território e Rede: Soberania em Segurança na Agricultura Familiar, e ao longo do evento alunos, professores, pesquisadores, atores sociais e a comunidade lourenciana puderam refletir e debater sobre agricultura familiar e seu lugar no desenvolvimento rural, através de painéis de discussão, espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e integrações com a comunidade local e regional.

Notícias Relacionadas

“Os eventos que ocorreram em setembro e outubro em São Lourenço do Sul e Canguçu foram fundamentais para mobilizar não só a sociedade de São Lourenço e Canguçu, mas de outros municípios pertencentes ao Território da Zona Sul do RS e do estado do RS [...] as expectativas foram correspondidas, tendo em vista que houve a mobilização de diferentes segmentos da nossa sociedade, os eventos ocorreram em diferentes momentos, tanto em dias, como turnos diferenciados”, relata a vice-diretora do Campus da FURG em São Lourenço do Sul, professora Carmem Porto.


PROGRAMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Foram abordados temas como desenvolvimento e políticas públicas no momento atual e futuro; agricultura familiar, agroecologia e agriculturas de base ecológica; boas práticas das escolas como espaço de desenvolvimento coletivo, na rede pública municipal; cooperativismo em diferentes contextos; a multifuncionalidade e o turismo rural; educação em seus contextos e perspectivas; e alimentação e segurança alimentar. O evento teve a participação de aproximadamente 600 estudantes, além da comunidade acadêmica e a sociedade civil, apresentando suas pesquisas e reflexões, dialogando e prestigiando as atividades realizadas.

PARCERIAS

Em conjunto com o 2º Serdaf, também foram realizadas a 11ª Feira de Sementes Crioulas, que propiciou um espaço para o acesso às sementes crioulas, à culinária tradicional e à cultura dos povos indígenas, quilombolas, pomeranos e italianos; e a 9ª Feira do Conhecimento, oferecendo aos alunos e professores da rede pública municipal momentos para a troca de conhecimentos e incentivo à pesquisa científica desde a escola.

“A integração do 2º Sedarf e da 9ª Feira Municipal do Conhecimento ocorreu com objetivo de promover a união entre as escolas da educação básica do município e a FURG em seu campus de São Lourenço do Sul. Nesta feira, as escolas tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos relacionados à agricultura familiar e educação socioambiental, bem como outros estudos realizados pelos estudantes e professores da rede municipal de ensino que se relacionam às temáticas do Sedarf. É uma forma de fortalecer parcerias e motivar a pesquisa na educação básica. Já a Feira de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares de Canguçu também mobilizou estudantes e professores da educação básica, servidores e estudantes do ensino superior, comunidades da agricultura familiar e economia solidária, extensionistas, pesquisadores, representantes de diferentes esferas governamentais e não governamentais, parlamentares, assim como outros segmentos da sociedade.”


9ª FEIRA DO CONHECIMENTO

A ciência como parte da vida é um dos temas trabalhados por professores e acadêmicos nas escolas municipais de São Lourenço do Sul, com o objetivo de formar em crianças e jovens uma educação que valorize a pesquisa científica, desenvolvendo a autonomia na busca pelo conhecimento e instigando a produção de pesquisas em seus níveis de conhecimento.

A 9ª Feira do Conhecimento integrou a programação do 2º Sedarf, com a participação de 13 escolas durante os dias cinco e seis de outubro, envolvendo professores e alunos da educação básica e dos cursos de licenciatura em agroecologia. Durante a Feira também foi realizada a distribuição, às escolas integrantes, do livro impresso “(Re)contextualizações na Escola - Ciência na e pela vida”, que reúne trabalhos apresentados na edição da Feira em 2022. O download gratuito pode ser feito neste link.
Além dos trabalhos escritos, o livro também contém QR Codes que conduzem a depoimentos dos alunos e professores, e links de acesso às apresentações.


11º FEIRA ESTADUAL DE SEMENTES CRIOULAS E TECNOLOGIAS POPULARES


Comunidades quilombolas, indígenas, pomeranas e italianas também foram valorizadas na programação do 2º Serdaf, através da realização da Feira de Sementes Crioulas, no município de Canguçu. Realizada nos dias sete e oito de outubro, o evento foi promovido por 11 entidades e contou com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Desde 2015 a Feira oportuniza às famílias da região o cultivo e a valorização de suas próprias sementes, sem a necessidade de compra em mercados tradicionais, preservando assim as variedades de sabor e textura de produtos produzidos artesanalmente em suas terras. O evento reuniu expositores para a troca de sementes e de conhecimento sobre os cultivos, promovendo uma agricultura diversa, sustentável e financeiramente acessível; além da exposição de artesanatos e culinária local.

“A feira é um momento de reafirmação das práticas tradicionais da agricultura familiar de Canguçu, que resistem ao tempo, às agressões e ao assédio de uma agricultura de falsa modernidade. É um evento que privilegia a alimentação de qualidade, os saberes populares e ainda consegue gerar renda e oportunidade de divulgação para muitas famílias da região. Unimos instituições e diferentes representações da sociedade pelo fortalecimento da agricultura familiar, segurança e soberania alimentar, conservação da agrobiodiversidade, pelo intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento territorial”, destaca Lucas Pinheiro, coordenador da Feira.

Visitaram o evento, durante os dois dias, aproximadamente dez mil pessoas, tendo como resultado financeiro uma movimentação de cerca de 100 mil reais entre os expositores.

REALIZAÇÃO

O 2° Serdaf teve o apoio da FURG, da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através do envio de uma verba de R$ 125 mil reais, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no valor de R$ 140 mil.

Também contou com a organização do Campus FURG São Lourenço do Sul, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Cooperativa União, Instituição Caminho Pomerano, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Ppgeo - Furg) e do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi-Furg), além da presença de cooperativas, sociedade civil organizada e atores políticos, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no território local.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

O Sedarf tem realização prevista bianualmente, porém para 2024 serão desenvolvidos projetos de extensão que continuarão discutindo e fomentando a criação de espaços para reflexão, debate, troca de conhecimentos e saberes sobre a cultura local, no território da zona sul do Rio Grande do Sul. “Entendemos que dessa forma daremos continuidade ao fortalecimento de redes construídas entre distintos atores que se envolvem no fortalecimento da agricultura familiar.” destaca a Professora Carmem Porto.

 

 

Galeria

Foto: Fernando Halal/Secom