EVENTOS EXTREMOS

Novas previsões apontam redução no nível da Lagoa dos Patos a partir da próxima semana

Boletim de número 18 apresenta mudança nas previsões para Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul

Na noite desta quinta-feira, 30, o Comitê de Eventos Extremos da FURG divulgou a 18ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático que atinge o Estado desde o início do mês de maio. Nesta atualização, são apresentados os resultados da quinta simulação da previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos, com gráficos de área de impacto para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul para o período de 28 de maio a 3 de junho. 

Estimativas do Nível da Lagoa dos Patos  

Em Rio Grande, nesta nova edição, a previsão aponta para a possibilidade de que as cotas de inundação possam atingir um pico máximo de 50cm acima do cais do CCMar; este cenário é esperado para o dia 1º de junho.  Após a data, é esperada uma diminuição progressiva do nível da lagoa até a próxima segunda-feira, 3.

Notícias Relacionadas
Tal diminuição do nível da Lagoa dos Patos indica que as inundações na porção sul tendem a diminuir progressivamente, no entanto com oscilações que podem causar elevações no nível do estuário, ainda que inferiores aos registrados nas últimas três semanas. 

Para a cidade de São José do Norte, a previsão atualizada indica níveis máximos em torno de 2,40m para esta sexta-feira, 1. Os dados também indicam redução de cerca de 60cm no nível do estuário ao longo do período de 1º a e 3 de junho, com oscilação esperada de 2m. Esses resultados apresentam um desvio padrão de 20cm para mais ou para menos.

Em Pelotas, a previsão atualizada indica níveis máximos de 2,70m para esta sexta-feira, 1. Ainda segundo o estudo, é esperada uma redução de 80cm ao longo dos próximos dias, até a próxima segunda-feira, 3. Estes valores apresentam um desvio padrão de 14cm para mais ou para menos.  

Por fim, para São Lourenço do Sul, a nova previsão apresenta níveis máximos em torno de 2,70m, esperado para esta sexta-feira, 1. O mesmo cenário de redução esperada também se apresenta aqui, com uma estimativa em torno de 60cm até a próxima segunda-feira, 3. Esses resultados apresentam um desvio padrão de 12cm para mais ou para menos.

Além das séries temporais apresentadas por meio de gráficos e figuras, o Boletim também anexa uma animação mostrando a oscilação do nível na região sul da Lagoa dos Patos, por meio de dados da intensidade e direção do vento. Além deste material, também está presente no relatório novas estimativas de áreas de impacto no município do Rio Grande. 

Confira a seguir o Boletim na íntegra.

Boletim 18 - Comitê de Eventos Extremos