ACESSO À INFORMAÇÃO

FURG divulga mapa interativo da simulação de inundação em Rio Grande

Modelo, via WebSIG, está implementado na plataforma ARCGIS Online

O Comitê de Eventos Extremos da FURG divulgou, ainda nesta quinta-feira, 23, um novo boletim. Na edição extra, o grupo disponibilizou um mapa interativo da simulação de inundação em Rio Grande. O modelo, via WebSIG, está implementado na plataforma ARCGIS ONLINE, sistema atualmente em implantação nos servidores de dados da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que adquiriu licenças do software para gestão dos dados espaciais no município.

Elaboração do modelo e como interpretá-lo

Segundo informações do boletim – disponível ao final deste texto – a equipe técnica do Comitê de Eventos Extremos optou por configurar o mapa dinâmico numa cota de inundação máxima, tida como o pior cenário com probabilidade de ocorrer. Nesse caso, áreas vermelhas receberiam até 1,5m de lâmina d’água; áreas amarelas até 1 m; e áreas em azul até 50cm (0,5m). Estas condições somente seriam verificadas se a cota da água no cais da região do Rincão da Cebola recebesse 1,05m de camada de água, situação que seria manifestada caso a medição do linígrafo da FURG marcasse o nível da lagoa em 2.95m. “Essa condição ainda não aconteceu; o máximo efetivamente medido ficou 30cm abaixo dessa cota”, destaca o relatório.    

Notícias Relacionadas
Recomenda-se que se interprete o mapa da seguinte forma: ao perceber que a água chegou a ocupar toda a área em vermelho, se a sua área de interesse está na região amarela, você está com uma cota de segurança de 50cm em relação à situação naquele momento. Se você está na área azul, sua cota de segurança é de 1 m. Assim, a água pode subir até esse limite que não atingirá essa posição no terreno. Da mesma forma, se você perceber que a água ocupou a área amarela e seu lote está na área azul, há segurança de até 50 cm de elevação, sem que o leito da via em frente a esse lote seja alcançado pelas águas. Se seu o imóvel estiver fora da área colorida, então sua cota de segurança é ainda maior.  

Confira o Boletim na íntegra a seguir.

Boletim 15 - Comitê de Eventos Extremos