EDUCAÇÃO FÍSICA

Sétima edição do Extremos do Sul é realizada na FURG

Programação teve a temática “Sociologia do Esporte: desafios glocais”

Foto: Fernando Halal/Secom

Aconteceu nos dias 10 e 11 o evento Extremos do Sul, com o tema “Sociologia do Esporte: desafios glocais”. Em sua sétima edição, o evento organizado pelo curso de Educação Física da FURG contou com mesas de debate e oficinas de dança, esporte e alimentação saudável. A temática da sétima edição do evento trata dos desafios que a Sociologia do Esporte, entendida como um campo acadêmico global, enfrenta na realidade local. Aspectos sociais, políticos e econômicos que incidem sobre o campo acadêmico, assim como dinâmicas próprias da academia que refletem no desenvolvimento da área, foram abordados. Também foram discutidas as principais tendências, gerais e específicas, para a sobrevivência e o sucesso da Sociologia do Esporte no século 21.

Notícias Relacionadas

Democratização do conhecimento

A reitora Cleuza Dias participou da mesa de abertura, na noite de segunda-feira, 10, e destacou a importância do evento para a formação de profissionais da Educação Física e do diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Segundo o coordenador do evento, Billy Graeff, o Extremo Sul tem sido o espaço onde os estudantes da região buscam questões que às vezes não são abordadas nos seus currículos. “Democratizar o conhecimento e permitir debates é o objetivo do evento, fazendo o diálogo com a sociedade”, acrescentou o professor.

Foram realizadas duas mesas de debate entre segunda e terça-feira, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead). Na primeira, abordando o tema geral do encontro, participaram Jorge Knijnik, da Western Sydney University, através de videoconferência, e Billy Graeff. Na segunda mesa, com o tema “Educação Física e as Subáreas Sociocultural e Pedagógica: pelejas e caminhos”, participaram Marluce Decian, doutora pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Raquel da Silveira, doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriana Penna, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Elizandra Garcia, docente da UFF.

O evento

O Extremos do Sul é promovido pelo curso de Educação Física desde 2010. A identidade do evento é rotativa, uma vez que cada edição é organizada por um professor diferente, que escolhe o tema daquele ano. Nesta edição foram ofertadas 10 oficinas abordando várias áreas da Educação Física, com temas como o esporte na escola, dança para crianças e alimentação saudável.

 

 

Galeria

Um homem aparece em pé, em um palco, atrás de uma mesa, palestrando. Ao lado dele, na mesa, estão quatro mulheres, todas sentadas. Duas olham para ele, duas tomam nota. Ao fundo há uma projeção multimídia, em que se lê: “O cenário da formação e a Educação Física”.

Décima edição do Extremos do Sul abordou Sociologia do Esporte

Fernando Halal/Secom