Na última quinta-feira, 28, foi realizada a abertura da exposição Toque no Objeto, na Galeria Breche da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (Ebahl). A mostra reúne peças do projeto Toque no Objeto, que tem como objetivo formar um acervo cultural tátil composto por réplicas de esculturas e pinturas táteis impressas em 3D. O evento marca a primeira mostra com acessibilidade da Ebahl, proporcionando ao público com deficiência uma experiência artística mais inclusiva, sensorial e interativa.
FURG recebe comitiva do MEC para cerimônia no novo prédio da Saúde, em Rio Grande
Nepe divulga 2º Ciclo de Formação
Cine ILA exibe estreia do curta "Conversas que não tive com meu pai"
O projeto Toque no Objeto é desenvolvido pelo Laboratório Ciência 3D, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (Imef/FURG), e conta com a participação das artistas visuais Bruna Cristina Alfenas e Ana Beatriz Santos Lima, do físico Jonathan Alves dos Santos, todos formados pela FURG, e do professor Everaldo Arashiro do Imef/FURG. As obras são acompanhadas de descrições em Braille e de recursos digitais acessíveis por QR Code e cartão NFC, ampliando as possibilidades de apreciação artística para pessoas com deficiência visual e fortalecendo práticas de mediação cultural acessível.
A exposição também conta com obras do artista Paulo Roberto Tavares, o Paulinho, artista autodidata natural de Rio Grande, com trajetória em pintura, muralismo, restauração e trabalhos em madeira com técnica de alto-relevo. Atualmente acadêmico de Artes Visuais - Licenciatura na FURG, o artista desenvolve propostas voltadas à acessibilidade na arte, como o projeto A Visão Através do Toque, que transforma obras significativas da história da arte em representações tridimensionais, permitindo que pessoas com deficiência visual ou baixa visão tenham contato com a produção artística por meio do tato.
A visitação segue aberta até 19 de junho, das 8h35 às 11h30 e das 13h30 às 19h30, na Ebahl (R. Jockey Club, 195).