O segundo dia da 46ª Feira do Livro da FURG foi marcado pela pluralidade de atrações. As atividades desta sexta-feira, 25, incluíram uma nostálgica reunião de ex-patronos, oficina de publicações independentes, declamações de poesias gaúchas e uma graciosa apresentação infantojuvenil de ginástica olímpica.
FURG promove mais um Sabadou neste final de semana
Projeto Recitatio convida para sarau literário Fronteira(S)
Semana Acadêmica Integrada do Iceac ocorre entre 13 e 17 de abril na FURG
A programação teve início com a oficina Como publicar seu livro de forma independente, ministrada pelo autor e ilustrador Wagner Passos no Espaço Literário. Durante a feira, o artista rio-grandino, integrante do coletivo Usina das Artes, está à frente da exposição Cartunistas pela Liberdade, onde exibe sua obra ao lado de nomes como Edgar Vasques, Santiago e Alexandre Beck.
Em seguida, o mesmo Espaço Literário abrigou a quarta edição do Décadas de Histórias: Memórias da Feira do Livro da FURG. Desta vez, o evento foi dedicado ao atual patrono Péricles Gonçalves. Foi um animado bate-papo que reuniu os ex-patronos da feira Oscar Brisolara (2016), Dalva Leal Martins (2013) e Nilza da Fontoura (2005). O grupo recuperou algumas histórias e curiosidades de bastidores em suas experiências no comando de um dos principais eventos culturais da Zona Sul.
Na Rua das Crianças, o público infantil participou de atividades culturais de hora em hora desde as 19h.
No estande da Aprofurg e da Aptafurg, foi realizado o lançamento da Frente pela Escola Democrática, um coletivo apartidário que é composto por diversos núcleos da cidade ligados à educação. O lançamento foi marcado por uma roda de conversa sobre o tema. No espaço, ocorrem diariamente eventos e exposições de arte. Até o final da Feira do Livro estão previstas exposições fotográficas, de charges, cerâmicas e outras conversas.
Duas atividades distintas marcaram as atrações na Arena Cultural. A apresentação de ginástica com a Escola Semente Olímpica foi muito festejada e um dos pontos altos da feira até aqui. Com muita elegância e concentração, o grupo de meninas cravou saltos, distribuiu sorrisos e arrancou muitos aplausos do público com suas acrobacias.
A noite foi encerrada com o Encontro com o Autor, que recebeu a poetisa e declamadora Joseti Gomes. Um dos nomes mais destacados do Rio Grande do Sul no gênero, ela é vencedora de diversos festivais pelo Estado com sua obra lírica e voltada à força da figura feminina. Joseti falou ao público sobre seus momentos de inspiração e ressaltou o valor da liberdade na hora de escrever. “Os poemas têm estrofes de quantidades de versos diferentes, não seguem um formato definido. Minha escrita é livre”, destacou. A declamadora Liliana Cardoso teve participação especial, destrinchando a técnica da arte declamatória enquanto exibia interpretações pessoais da obra de Joseti. “Ela consegue nos direcionar para muitos lugares na universalidade de sua poética”, elogiou. A conversa também permitiu uma reflexão sobre o empoderamento feminino na sociedade tradicionalista. "Sentimos muito orgulho em dizer que somos fortes, batalhadoras e protagonistas da nossa tradição", disse Liliana.
Sábado na 46ª Feira do Livro da FURG
Com atividades a partir das 19h, a Rua das Crianças apresenta Karaokê Cantigas de Roda, do Caic; oficina de bonecos de tampinha, da ONG Laguna Azul Ambiental; Lendas urbanas, do Caic; e Canções dos Bichos, de Rock & Natureza. No Espaço Literário, a atração é o Sarau da Academia Rio-grandina de Letras, às 19h30. A Conversa com o Autor e as sessões de autógrafos começam às 21h. Em comemoração ao aniversário do Cassino, o show Solo Lunar, com o músico e compositor Lunar, encerra a noite na Arena Cultural.