SUL GLOBAL

Mesa redonda discute Antropologia Marítimo-Costeira

Evento acontece na quinta, 27, e integra programação prévia à Reunião de Antropologia do Mercosul

Nesta quinta, 27, professores e doutorandos da FURG e da UFPEL debatem, junto com a professora Leticia D´Ambrosio Camarero, da Universidade da República, do Uruguai, sobre Antropologia marítimo-costeira, a partir dos contextos do sul.

Notícias Relacionadas

A atividade faz parte da programação prévia à XIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) , que acontece em Porto Alegre, de 22 a 25 de Julho. A RAM busca reunir antropologias de toda a América Latina, mas também integrar aquelas do continente africano, da Índia e de todas aquelas que encontram um lugar comum no chamado Sul Global.

Para fortalecer redes de pesquisa e contribuir para a ampliação do evento, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia, o Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba propuseram a realização de atividades prévias ao evento nas cidades de Pelotas e de Rio Grande.

A atividade desta quinta integra o eixo “Etnografias e Ambientes: Perspectivas Sul-Sul”, que propõe a constituição e articulação de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras em torno do tema meio ambiente a partir da perspectiva etnográfica de diálogos entre países do Sul Global.

A mesa acontece no auditório 4110 do Pavilhão 4 da FURG, Campus Carreiros, das 14h às 17h. Além da professora Gianpaolo Adomilli, são convidados para o debate os professores Lucas da Silva, da UFPel, e Gianpaolo Adomilli, da FURG, além dos doutorados do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG Ederson Silva e Liza Bilhalva da Silva.

A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais (Neco/FURG) e pelo Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPEL), com apoio do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) e do programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGANT/UFPEL).