AUDIOVISUAL

Secom e curso de Biblioteconomia unem-se para a produção de curta-metragem

Filme será lançado em 2025, para comemorar o aniversário de 50 anos da graduação

Foto: Hamilton Freitas/Secom

A Secretaria de Comunicação (Secom) e o curso de Bacharelado de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), iniciaram na tarde da última quarta-feira, 19, o processo de produção de um curta-metragem baseado na obra literária “Antônia, Bibliotecária: Um Amor em 15 Dias”, do autor e professor Claudio Renato Moraes da Silva.

Notícias Relacionadas
Lançado pela Editora e Gráfica da Universidade (Edgraf), o livro é alusivo aos 40 anos da Biblioteconomia, celebrado em 2015, ano onde foi um dos sucessos da Feira do Livro da FURG. Assim, quase dez anos depois, retorna aos holofotes, com o objetivo de enaltecer e festejar os 50 anos da graduação, que ocorre em 2025.   

Expectativas para a produção

O livro “Antônia, Bibliotecária: Um Amor em 15 Dias” é uma obra romanceada, que conta a história de uma profissional formada em Biblioteconomia, que altera o rumo da história de um casal, ao longo de quinze dias, por meio de ato rotineiro simples, mas significativo. O autor do romance, Cláudio Renato, traduziu suas expectativas em relação ao conteúdo.

“As expectativas são de que esse vídeo curta-metragem possa ser um disseminador, em primeiro lugar, desta instituição; levar a FURG além das fronteiras, por outros lugares, outros cantos, outros países também, por que não. E divulgar também, este curso que sobrevive, que se reinventa, que acompanha os mercados, os nichos de trabalho profissional, e a profissão de bibliotecária, bibliotecário.”

Vale ressaltar que embora a universidade tenha recebido suplemento orçamentário, nenhum desses valores irá para a produção, inclusive, o custo financeiro por parte da FURG beira ao zero. Contudo, apoiadores externos são bem-vindos e estão convidados a trazer seus produtos e suas marcas, para divulgação.

Nesse hiato, o compromisso da instituição, para com a produção do conteúdo audiovisual, está pautado no desafio e na qualidade criativa da instituição, acima de tudo, nos profissionais da Secom, que estão envolvidos na produção do projeto.

Além disso, a produção do curta-metragem anseia pela participação da comunidade na condução da trama, não apenas para a figuração, mas também para os papéis dos protagonistas. Assim, em breve irá fazer testes para a seleção do elenco.

Quase cinco décadas de Biblioteconomia

Em 1974, como parte do plano de expansão da FURG, recém-fundada em 1969, foi criado o curso de Bacharelado de Biblioteconomia. Desde o princípio, teve uma boa receptividade da comunidade que buscava novas opções de formação profissional em nível superior. No Rio Grande do Sul, o curso já era oferecido pela UFRGS, mas a mesma não atendia integralmente a demanda potencial por novos bibliotecários, especialmente nos municípios do interior do Estado.

Assim, a nova graduação foi projetada para suprir a demanda da universidade e do interior do Estado, embora não tenha sido feito um estudo de mercado. Na sequência, em março de 1975, o curso foi iniciado com 25 vagas. Os primeiros docentes do curso eram oriundos da UFRGS, inclusive, elaboraram os projetos e assumiram a incumbência das disciplinas do núcleo profissionalizante, que foram alocadas no Departamento de Biblioteconomia e História (DBH). 

As demais disciplinas da grade curricular, necessárias para complementar a formação geral e humanística dos discentes, foram ministradas por doutores de outros departamentos. Vale ressaltar que à época, o curso era organizado em regime semestral, por disciplinas, com duração de três anos. 

A primeira turma iniciou seus estudos em março de 1975 e os primeiros bibliotecários formados pela universidade colaram grau no final de 1977. Segundo referências, os primeiros quadros de profissionais formados bibliotecários foram absorvidos pela própria instituição e pelo município.

No princípio da década de 1980, a graduação de Biblioteconomia da FURG acompanhou outros cursos pelo país, reformou seu currículo e ampliou a duração do curso para quatro anos. A nova grade disciplinar permaneceu em vigor até o ano 2000, quando sofreu nova alteração,  esta imposta às disciplinas oferecidas pelo DBH.

À época, foi avaliado que este conjunto estava sendo impactado pelas inovações tecnológicas, que exigiu o ajuste. Em 2008, ocorreu a extinção do DBH, levando o curso de Biblioteconomia a integrar o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi).

Ao longo destes 48 anos, o curso de Biblioteconomia da FURG construiu uma forte tradição, multiplicada pela atuação de centenas de bibliotecários exercendo sua profissão, em grande número de entidades, instituições, órgãos governamentais e empresas, em vários estados brasileiros. 

Além disso, foram realizados incontáveis eventos no campo da extensão, mas um deles se destacou, a Feira do Livro do Cassino. Inicialmente criada e organizada pelos professores da área de Biblioteconomia do DBH, a Feira cresceu tanto que se tornou independente. Sobretudo, pode-se destacar notórias parcerias, como por exemplo, a com a Biblioteca Rio-Grandense.

Há também, projetos junto à comunidade dos bairros, eventos como o Encontro de Bibliotecários no Interior e o Simpósio Internacional de Biblioteconomia e Ciência de Informação do Mercosul. Além do Ciclo de Conferências em Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Biblioteca na Praça, em parceria com as bibliotecas escolares do Rio Grande, entre outras.

*Sob supervisão de Fernando Halal

  

 

Galeria

Produção será lançada em 2025, para comemorar o aniversário de 50 anos da graduação

Hamilton Freitas/Secom