CULTURA E SOLIDARIEDADE

Lançamento de livro será convertido em campanha solidária em prol da Bicharada Universitária da FURG

“O que nos torna humanos” é de autoria de professor do curso de Psicologia da FURG, Lauro M. Demenech

Na próxima quarta-feira, 3, às 19h, será realizado o lançamento do livro “O que nos torna humanos”, de Lauro M. Demenech, na Livraria Vanguarda do Shopping Partage Rio Grande. O evento será convertido em uma campanha em prol da Bicharada Universitária, na qual todo o lucro adquirido com a venda dos livros será destinado ao projeto.

Notícias Relacionadas
“O que nos torna humanos” é um livro de cunho científico e filosófico sobre a experiência humana em suas potencialidades e fragilidades. Publicada pela Editora Dialética, a obra é inspirada na trajetória do autor como psicólogo clínico, pesquisador e docente. Assim, tem como base o conhecimento acadêmico, histórias pessoais, relatos de casos e apreciação artística.

Hoje, Lauro atua como docente na FURG, mas já desempenhou o papel de estudante na mesma instituição. Nessa longa trajetória que ele vivencia na FURG, a Bicharada Universitária sempre esteve presente. Sendo uma pessoa muito sensibilizada pela causa animal, Lauro decidiu contribuir com o projeto que se dedica aos cuidados dos animais do campus e dos arredores através do seu trabalho com o lançamento de seu livro. Para ele, “a ajuda à comunidade é uma característica essencial da humanidade”.

Beneficiária da ação realizada por Lauro, a Bicharada Universitária é uma iniciativa que existe há mais de 12 anos. Formado por voluntários e voluntárias, o projeto presta cuidados aos animais abandonados na universidade e arredores. Neste ano, durante a ocorrência do evento climático extremo que atingiu o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio, os membros da Bicharada Universitária permaneceram atuando nas atividades necessárias em abrigos para animais distribuídos por todo o município e a situação de calamidade acabou agravando sintomas que já acometiam o projeto, como dificuldades financeiras.

Nesse contexto, propostas de ajuda como a do professor Lauro se fazem essenciais para a manutenção do projeto. É o que explica uma das coordenadoras da Bicharada Universitária, Jéssica Bonora: “Iniciativas como a do Lauro são de extrema importância para nós. Ele nos mostrou como sua ideia funcionava e como tinha grandes planos para longo prazo, um efeito que poderia mudar a trajetória do grupo com algo que ele sabia que podia nos ajudar: a venda de seu livro”.

Atualmente, dentre as principais demandas da Bicharada Universitária está a oferta de lar para os animais (seja por meio de adoções responsáveis ou através da oferta de lares temporários), pois o maior gasto do grupo tem sido com hospedagens para animais que não podem viver no campus (como animais machucados, muito idosos e filhotes). Em função disso, a Bicharada Universitária acabou acumulando uma dívida que passa dos R$ 6 mil nesses estabelecimentos onde mantém os animais.

Cada voluntário e a comunidade como um todo podem ajudar de diferentes formas: oferecendo caronas para deslocamento dos pets, distribuindo ração num dia da semana em pontos estratégicos da FURG Campus Carreiros, ajudando na divulgação dos casos nas redes sociais, oferecendo lar temporário, apadrinhando um animal, doando mantimentos e peças para serem comercializadas no brechó, e também há a opção da doação monetária por meio de transferência Pix para a chave universitaria.bicharada@gmail.com, que é direcionada para o pagamento das hospedagens e despesas médicas.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.