CULTURA E ARTE

Exposição Inventário chega à Galeria Espaço InComum

Abertura acontece nesta quinta-feira, 9, às 17h

Promovida em parceria conjunta entre o Instituto de Letras e Artes (ILA), Diretoria de Arte e Cultura (DAC), Prefeitura Universitária, Secretaria de Comunicação (Secom), a exposição Inventário, da artista Beatriz Rodrigues e curadoria de Gustavo Reginato (UDESC) chega à Galeria Espaço InComum, localizada no Centro de Convivência (CC).  Interessados poderão visitar a exposição até o final do mês das 10h até as 20h.

Notícias Relacionadas
Com uma proposta de construção coletiva, a exposição é coordenada pela professora Janice Martins Appel (ILA), e, conta com a colaboração da também docente, Vivian Paulitsch (ILA), e suas turmas de história, teoria e crítica de arte, as quais debatem dobre arte brasileira e patrimônio; além do auxílio do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai), visando uma maior acessibilidade à exposição, contando com audiodescrição das obras e braile, além de uma galeria virtual com distribuição gratuita do catálogo de “Inventário”, disponível neste link.

O objetivo da exposição é apresentar a primeira artista selecionada pelo Edital de ocupação da Galeria, que foi feito em 2019, onde também foi selecionado o artista Talles Frey. Contudo, devido a pandemia causada pela Covid-19, e do afastamento da docente Janice Appel para o seu pós-doutorado, a exposição só pode ser realizada agora.

De acordo com a organização, a expectativa é ter uma ampla visitação, atraindo pesquisadores e público interessado em ver o que a Galeria tem para mostrar para a comunidade através desta pesquisa que destaca o patrimônio e a paisagem local do bioma rio-grandino.

Cartaz

Histórico:

Após circulação nas cidades de Concórdia e Florianópolis, em Santa Catarina, através de editais públicos de ocupação, a premiada exposição, que fez parte da Bienal Internacional de Curitiba em 2019, chega à cidade do Rio Grande. O projeto apresenta nove obras de Arte Contemporânea, realizadas a partir de variadas linguagens das Artes Visuais, que partem de uma pesquisa poética sobre fotografias de ruínas urbanas. Entre as obras, há dois vídeos, um livro de artista, e cinco instalações que apresentam questões como transparência e sobreposição, com o uso de variados suportes como tecido, acetato e papel vegetal. As paisagens urbanas retratadas nas imagens são de Rio Grande, Pelotas, Bagé e Salvador/BA, com o vídeo Planta baixa, que apresenta ruínas das ladeiras da capital da Bahia, a partir de uma perspectiva do alto, dialogando entre a noção de projeto de arquitetura, que visa à construção e desconstrução, em uma arquitetura que, aos poucos vai sendo habitada por diversas espécies vegetais. A partir das imagens, relacionam-se as paisagens.