Mulheres em pauta: rodas de conversa movimentam 45ª Feira do Livro

Novidade da programação, as rodas de conversa atraíram público engajado à 45ª Feira do Livro da FURG na noite de terça-feira, 30. No Espaço Literário, às 19h, o projeto Violência Obstétrica promoveu o diálogo “Mulheres e parto - Relembrando o percurso de Rita Lobato” – a primeira mulher a exercer a medicina no Brasil.

Na Arena Cultural, às 21h, ocorreu a roda “Mulheres contando histórias de mulheres”. A atividade, chamada pela escritora homenageada, Aimée Bolaños, propôs a seis professoras universitárias a apresentação de uma mulher com representatividade histórica. Marie Josephte Corriveau, Nise da Silveira, Hipátia de Alexandria, Maria Carolina de Jesus, Clarice Lispector e Nélida Piñon foram as mulheres escolhidas. Participaram do evento as professoras Sylvie Dion, Ceres Arejano, Vania Rodrigues de Lima, Luciana Coronel, Vera Lúcia Cardoso Medeiros e Eliane Campello.

Em seguida, às 22h, a roda “Mulheres na Diversidade – HeForShe”, mediada pela coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose, colocou homens e mulheres, em simetria de vozes, a debater sobre questões de igualdade de gênero. Iniciativa da ONU Mulheres, “o HeForShe é um movimento de todas e todos. Não se trata de mulheres ou homens, trata-se da elaboração de uma visão compartilhada de que a igualdade de gênero é uma questão de justiça, a benefício de todos os seres humanos”, explicou Maria de Lourdes na abertura.

A atividade compôs uma mesa de discussão plural, com três homens – o advogado e professor, Hector Cury, o técnico-administrativo da FURG, Eduardo Pereira, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Daniel Prado – e três mulheres – a professora e assessora pedagógica da Assessoria Étnico-racial da Smed, Ingrid Costa, a acadêmica de Psicologia da Anhanguera, Francine da Veiga, e a reitora da FURG, Cleuza Dias – todos de alguma forma militantes de questões de igualdade social em seus contextos de atuação.

Fazendo a leitura de seu papel enquanto homem, hétero e cis na sociedade, Hector Curi aproveitou a oportunidade para destacar três maneiras de contribuir com a discussão que considera fundamentais: reconhecer a existência da discriminação de gênero; lutar contra essa discriminação; e aprender a calar. “Ouvir mais as mulheres e falar menos também é um papel que temos muita dificuldade de cumprir. Por isso que vim aqui muito mais para ouvir do que para falar. Eu quero aprender”, disse o professor. Ingrid Costa, Francine da Veiga e Cleuza Dias deram seus depoimentos sobre o ser mulher, por perspectivas que constituem suas identidades de mulher negra, de mulher transexual e de mulher gestora, respectivamente.

Dia do Quadrinho Nacional

Na Rua das Crianças, às 19h, a atividade “Sua história de vida em quadrinhos”, com Wagner Passos, lembrou o Dia do Quadrinho Nacional. O Teatro de Fantoches, com a Biblioteca Itinerante do Caic e O Petit do Palhaço, com Lori Nelson, foram destaques da programação infantil.

Quarta na feira

A Arena Cultural recebe atrações culturais a partir das 19h, com “Kitty e as Aventuras do Gato de Botas”, de Semente Olímpica e Grad Jeté Cia. de Dança; e “Projeto Rio Grande em ação”, com a participação das escolas de educação infantil e de ensino fundamental Ney Amado Costa, Maria da Graça Reyes, Dolores Garcia e Ana Neri.

A Rua das Crianças tem programação infantil de hora em hora, a partir das 19h. No Espaço Literário, às 19h acontece a Oficina Literária “Somos todos cronistas”, com o escritor Daniel Baz. Em seguida, a Conversa com o autor e a Sessão de autógrafos coletiva apresenta sete obras.

Obras e autografantes

Blanca, a espanhola, de Elaine Maria Goulart Nunes

Povos e Comunidades Tradicionais: Perspectivas além da epistemologia, de Carmo Thum e Sérgio Nunes de Jesus

Trajetórias de Composição do Sistema Único de Saúde pelas Residências Multiprofissionais em Saúde, organizado por Alan Goulart Knuth, Ceres Braga Arejano e Sibele da Rocha Martins

Ensino da História – Alguns caminhos, trilhas possíveis, organizado por Daniel Porciúncula  Prado e Paulo Henrique Martinez

Educação a Distância na FURG: trajetórias, proposições e desafios no cenário contemporâneo, organizado por Marcio Vieira Oliveira, Ivete Martins Pinto, Joice Araújo Esperança

Educação Ambiental e Complexidade – Tomo I, organizado por Humberto Calloni

Fotos: Daniel Correa

 

Assunto: Arquivo