Aimée Bolaños e Maria Carpi recebem visitantes na Arena Cultural da 45ª Feira do Livro

A escritora homenageada, Aimée Bolaños, e a poeta Maria Carpi receberam visitantes na noite deste sábado, 27, na Arena Cultural da 45ª Feira do Livro da FURG. O encontro “Mulheres lendo poesia: um encontro com Maria Carpi”, teve a participação dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha – que fica no balneário Cassino.

Com co-realização do Sesc Rio Grande, o evento aproximou o público visitante de poesias com a temática feminina, característica das duas escritoras. Também estava presente a professora e poeta Lena Fuão, natural de Rio Grande. Além das leituras dos próprios textos, alunos da Escola Wanda Rocha homenagearam a escritora Maria Carpi com a leitura de poemas.

Ana Carolina Prado, 13 anos, fez a leitura do poema “Nos gerais da dor”, extraído do livro Perdão Imperdoável (1990) de Maria Carpi. “Eu aprendi a gostar de poesia, me interessei e conheci a Maria Carpi. Pesquisei sobre ela. E concluo que poesia é, praticamente, um desabafo do que você é. Independente da carreira que eu escolher, a poesia é para a vida toda”, disse.

Noite de Tango

Às 22h, a Arena Cultural recebeu o show de “Tango Sur Sexteto”, de Montevideo, Uruguai. O grupo interpretou tangos, milongas, valsas e candombes – ritmo uruguaio. Cerca de 450 pessoas assistiram à apresentação.

Roda de conversa resgata memórias do ILA

Às 19h, a Roda de Conversa Uma breve biografia de Nilza Fontoura lotou o Espaço Literário e comoveu os presentes. As professoras Maria Cristina Brisolara e Marilei Resmini Grantham apresentaram a obra Telha de Vidro – Nilza Rita Lourenço da Fontoura: aquela que reflete a luz, escrita para homenagear a biografada.   

Música da Rua das Crianças

O grande destaque da noite deste sábado, 27, na Rua das Crianças, foi a roda musical Sopa de Notinhas. A oficina de musicalização é voltada para crianças de 0 a 3 anos de idade. Canções e histórias sonorizadas, danças, ritmos e movimentos corporais fazem parte da atividade, para proporcionar momentos de interação e afeto.

A roda musical visa resgatar a cultura das músicas folclóricas, possibilitar um momento educativo musical e fortalecer vínculos afetivos entre as crianças e suas famílias. Também, no espaço, ocorreu a apresentação do grupo Os ambientais – canção dos bichos, Bugigang – Lulu e a Lua, além de contação de histórias. 

Domingo na feira

O Espaço Literário recebe, às 19h, a oficina Vivência de Poesia, com Marília Kosby. Na Arena Cultural, às 21h, haverá “Das cinzas coração – um espetáculo de teatro, circo, cinema e música”, de Quimera Criações Artísticas. Na Rua das Crianças as atividades são de hora em hora, a partir das 19h. A partir das 21h, no Espaço Literário, acontece Conversa com o autor e Sessão de autógrafos de oito obras:

Simplesmente para guardar, de Sônia Maria da Silva Azevedo

Cartilha do Projeto Educanto, Raquel Rodrigues de Farias

Perspectivas FemininasAfro-Brasileiras em Cadernos Negros Negros (Contos): Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves, de Rodrigo da Rosa Pereira

Saudade em Palavras, uma volta ao passado, de João José Reinbrecht Braga

À vida, esse amor iluminado, Tania Maria Esperon Porto

Capilla: Capela Nossa Senhora da Conceição – Pensando o Restauro, Planejando o futuro, de Arthur Barcelos, Martial Pouget, Beatriz Thiesen e Rita de Cássia Gnutzmnn Veiga

Formação de Professores em Diferentes Contextos, de Elaine Corrêa Pereira, Celiane Costa Machado, Leandro da Silva Saggiomo e Cicero Agostinho Miranda

Mugido [ou diários de uma doula], de Marília Floôr Kosby  

Fotos: Karol Avila, Thomaz Lamas e Andrês Santos

 

Galeria

Assunto: Arquivo