Projeto de Pesquisa da FURG discute memória e patrimônio histórico em Rio Grande

Alunos de graduação do curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado, através do Instituto de Letras e Artes da FURG, realizaram nesta segunda-feira, 11, a última etapa do Projeto de Pesquisa: “Entre Ações e Projeções: Redescobrindo o Patrimônio Histórico da Cidade do Rio Grande”.

A mediação cultural “Lugares de memória da cidade do Rio Grande: edifício da Delegacia da Polícia Federal” ocorreu à tarde, na Biblioteca Rio-Grandense. A programação incluiu conversa com os historiadores Prof. Dr. Luiz Henrique Torres e o Prof. Dr. Francisco das Neves Alves, a respeito da história da cidade, do porto e da Barra do Rio Grande.

Com base na História da Arte, a equipe do projeto dirigiu o foco para a análise arquitetônica do prédio da Polícia Federal, com visita à edificação. Também foram entregues materiais paradidáticos e expostas fotografias e documentos presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense – que foram utilizados durante a pesquisa. 

O projeto foi desenvolvido durante todo ano letivo de 2017, com objetivo de dar visibilidade ao patrimônio, revelando a história e a memória, e despertando a experiência concreta, bem como a sua identificação e o pertencimento. O público-alvo foi a equipe envolvida na pesquisa, alunos do ensino fundamental e de educação infantil, professores, alunos de graduação, convidados e comunidade em geral.

Foram abordados durante a pesquisa aspectos significantes da materialidade da edificação, alusivos às relações da sociedade rio-grandina, sob perspectiva analítica da abertura da barra do Rio Grande, bem como a construção dos Molhes da Barra e a evolução urbana da cidade. 

O Projeto de Pesquisa: “Entre Ações e Projeções: Redescobrindo o Patrimônio Histórico da Cidade do Rio Grande” tem coordenação da Prof. Dra. Vivian Paulitsh, com colaboração da Prof. Dra. Carmem G. Burgert Schiavon, do Prof. Dr. Luiz Henrique Torres e Prof. Dr. Francisco Das Neves Alves e participação dos alunos de graduação Letícia Conceição de Souza, Rafael Branco da Silveira, Brhuna Yuki Oshiro, Virgilina Edi Gulartte dos Santos Fidelis de Palma, Abad Maeme Kmitta Kichow e Carmem Vera Gonçalves Costa. 

 

Assunto: Arquivo