Sistema de patrimônio da FURG completa 40 anos de implantação

Atualizada em 28/11/2017 às 8h54

Em 2017, o Sistema de Patrimônio da FURG completa 40 anos. Desde a sua implantação até o presente momento, o sistema apoia o controle patrimonial dos bens da universidade, para manter e desenvolver as atividades acadêmicas, de pesquisas, de extensão e administrativas da FURG. Atualmente, a FURG possui 263.387 bens, divididos em 83.289 bens plaquetáveis, materiais permanentes ou equipamentos que exijam identificação através de plaqueta de tombamento, e 180.098 bens não plaquetáveis, itens que não possibilite afixar plaqueta de tombamento, mas que recebe identificação numérica, sequencial e personalizada . Para controlar tais bens, além de normas, circulares e cartilhas, foi criada a Deliberação para Controle Patrimonial da FURG

Segundo Marco Antonio Leandro, analista de Tecnologia da Informação, o Sistema de Patrimônio da FURG contribui com a universidade em diversos aspectos. Dentre eles, destaca a importância no acompanhamento de todos os bens da universidade, bem como no auxílio ao setor financeiro.

O estabelecimento do Sistema de Patrimônio da FURG

Identificando problemas na forma e no sistema de patrimônio existente em 1977, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu que a FURG deveria solucionar o problema no ano seguinte. Em agosto de 1977, sob a coordenação da servidora Vilma Porto e com as listagens dos programas, modelos de fichas, documentos para movimentação de bens, modelos de relatórios e outros documentos, teve início a definição do sistema de patrimônio da universidade, baseado no sistema utilizado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A tabela de natureza de bens foi baseada em uma definição do Ministério do Planejamento na época. Grande parte destas naturezas de bens continua vigente, outras foram adicionadas posteriormente, como a impressora laser, que na época não existia. No inicio de 1978, o sistema de patrimônio da FURG recebeu a ajuda através do Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMB).

Em 2005, foi disponibilizado que as unidades da universidade tivessem o gerenciamento da localização de seus bens por sublocais, e em 2006, o sistema foi transferido para os sistemas.furg.br, no qual foram inseridas novas funcionalidades. Com a evolução da tecnologia, foram criadas outras facilidades, como o uso de leitoras do código de barra no levantamento anual de bens. Atualmente, a chefia do sistema está sob coordenação de Paulo Santana.

 

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