"Ciências do Mar I" é inaugurado hoje

O navio Laboratório de Ensino Flutuante "Ciências do Mar I" será inaugurado hoje, às 15h, em cerimônia no Cais Histórico do Porto do Rio Grande. A embarcação destina-se a atividades acadêmicas dos cursos de ciências do mar da FURG e das demais universidades da região sul do país e faz parte de projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC), liderado pela FURG, com investimento em torno de  R$ 45 milhões, para a construção de quatro navios.

Participam da solenidade, além da reitora da FURG, Cleuza Dias, e reitores de diversas universidades brasileiras, o secretário de ensino superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone; o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Victor Gomes; o secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Jailson de Andrade; o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer; o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Renato Melo; dentre outras autoridades.

Reitores

Durante a manhã, a reitora Cleuza Dias recebe os reitores de diversas instituições federais de ensino superior, que participam da inauguração, para apresentar as instalações da FURG. O encontro começa com café da manhã na Reitoria, no campus Carreiros, e segue com visitação à Estação de Apoio Antártico (Esantar), ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e ao Museu Oceanográfico "Eliézer de Carvalho Rios".

 

O LEF “Ciências do Mar I”

O “Ciências do Mar I” tem 32m de comprimento e 7,85m de boca; com calado, a meia-nau, de 2,20m. Atinge velocidade máxima de 11,4 nós, podendo manter velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível. Possui acomodações para 26 pessoas, entre alunos, professores e oito tripulantes. É equipado com dois motores, de 450 BHP de potência cada, de fabricação nacional.

Dispõe de dois laboratórios e instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para pesquisas nas camadas submersas do oceano e o leito marinho. Conta com cinco guinchos e um guindaste, de capacidades diferentes, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. A embarcação dispõe também de um segundo comando independente, voltado para o convés a ré, de onde pode ser totalmente comandada durante operações que envolvam a utilização dos guinchos, ou na atracação. Esse recurso confere grande segurança para estas operações. O navio atuará nos estados do Rio Grando do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Assunto: Arquivo