FURG/SAP participa da Formação Continuada para professores municipais

A FURG em Santo Antônio da Patrulha atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Polo Universitário Santo Antonio, na realização do Programa de Formação Continuada para professores da rede municipal de ensino. Na manhã da última segunda-feira (31), foi realizado o Seminário de Educação, no auditório municipal Qorpo Santo, iniciando as atividades do programa, que será desenvolvido ao longo do segundo semestre.

Segundo a secretária municipal da Educação, Dalva Provenzi de Carli, o processo de formação de professores iniciou há um bom tempo em Santo Antônio da Patrulha, “e agora estamos iniciando um novo caminho, pois o aprender deve ser contínuo”.

A coordenadora do Polo Universitário/SAP, professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, e o diretor da FURG Campus de Santo Antônio da Patrulha, professor Antônio Valente (EE/FURG) comentaram a importância do acesso aos cursos de graduação e especialização para a qualificação dos professores do município e da região. Eles se colocaram à disposição dos docentes na busca de aprendizado, com o intuito de oferecer o melhor aos alunos.

A profª. drª Darlene Webler, do Instituto de Letras e Artes (ILA), que também atua no Campus FURG/SAP, apresentou o Programa de Formação Continuada, sob a sua coordenação, que buscará melhorar a qualidade da Educação Básica em Santo Antônio, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como temática central: educação, pesquisa, docência e inovação.

No mesmo dia, houve também a palestra do prof. dr. Pedro Roque Giehl, da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, sobre “Educação, Cidadania e Inovação nos contextos pós modernos – desafios e perspectivas”. De acordo com Giehl , “a grande tarefa dos profissionais da educação é voltar a acreditar na capacidade do ensino, não ter medo de educar. Sermos profissionais, nos atualizarmos, sermos criativos para formarmos estudantes co-criativos, comprometidos com a mudança que o mundo precisa”, comentou.

Durante a tarde, os professores do 1º ao 5º ano e Pré-Escola participaram da roda de conversas “O que podemos mudar na escola que não muda?”, com as professoras Ana Cristina Ritter Rauta, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo e Gisele Susan Giacomim, do Projeto Educom.

Já os professores dos Anos Finais puderam assistir a palestra “Desafios de Processos de Aprendizagem nos Anos Finais” ministrada pelas professoras doutoras Darlene Webler (ILA/FURG) e Raquel Milani (Imef/FURG).

 

Galeria

Assunto: Arquivo